fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata – Menino de 14 anos se veste de Papai Noel e distribui doces

Vítor é de Lagoa da Prata e, por conta da diabetes, não pode comer doces. ‘Me realizo vendo crianças comerem o que eu nunca pude comer’, diz Vítor.

Há 10 anos um menino de Lagoa da Prata fez um pedido diferente na época do Natal. Vítor Modesto, de 14 anos, disse à família que queria distribuir doces para crianças  no bairro onde mora, vestido de Papai Noel. A ideia surpreendeu, pois o garoto foi diagnosticado com diabetes aos dois aninhos de idade e, desde então, nunca pode comer doces. “Me realizo vendo crianças comerem o que eu nunca pude comer'”, disse.

Vítor distribui doces desde os quatro anosde idade
Vítor distribui doces desde os quatro anosde idade

A ideia começou aos cinco anos de idade, mas até hoje, os dias 24 e 25 de dezembro são reservados à distribuição dos doces, feita hoje em bairros carentes de Lagoa da Prata. Mesmo sendo suspeita para elogiar, a mãe, Sônia Cardoso, diz se sentir orgulhosa da atitude do garoto e conta que a preocupação com o próximo deixa toda família emocionada.

“Com certeza, o que ele faz é motivo de muito orgulho. Desde pequeno os médicos cortaram os doces e para uma criança, deixar de comer guloseimas é muito difícil. Quando o Papai Noel passava na rua da nossa casa distribuindo balas, a gente sempre pegava, mas dizia a ele que teríamos que dar a outra criança pois ele não podia comer por conta da doença e ele dava as balinhas sem problema nenhum. Quando ele fez quatro anos pediu para distribuir  balas no bairro e agora ele já escolhe os locais mais carentes e distribui os doces sozinho. O que ele faz é uma inspiração divina”, contou a mãe.

Doações de roupas
Sônia ainda disse que além dos doces, no ano passado o filho recolheu doações de roupas para um bazar carente na região onde mora. “Ele e um colega tiveram essa ideia de recolher doações. Saíram pelo bairro pedindo roupas e conseguiram muitas coisas para o bazar. Essas atitudes do Vítor já estão tão conhecidas que ele chega no supermercado e o pessoal já oferece os pacotes de balas pra ele distribuir. Mais uma surpresa e motivo de orgulho”, disse.

Tânia Modesto, avó do Vítor, é quem ajusta as roupas de Papai Noel do menino. Ela é a pessoa que mais estimula o neto a continuar com a ideia. “Tem que aproveitar o dom que Deus deu a ele e seguir adiante. A família inteira estimula isso e ficamos muito felizes e orgulhosos”, contou.

A diabetes
Depois de saber da doença, a vida de Vítor mudou completamente. Na alimentação, segundo a mãe dele, não pode ter excesso de açúcar. Ele ainda evita refrigerantes, sucos e não pode comer muitas frutas. Segundo o garoto, o que mais sente falta são dos chocolates. “Eu como às vezes mas sempre diet, preciso evitar, mas não nego que sinto muita vontade de comer”, disse.

Por: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?