fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata – Érico Matucuma é eleito empresário do ano pela Associação Comercial

Eleito o Empresário do Ano, Érico Matucuma fala de sua trajetória ao Jornal Cidade. Veja a entrevista a seguir:

 

Jornal Cidade: O que significa ser escolhido como o “Empresário do Ano”?

Érico: Receber esse prêmio me faz lembrar tudo que passei desde o início da empresa. Saí de São Paulo e cheguei aqui sem conhecer ninguém. Foi muito difícil. Esse prêmio me fez refletir bastante sobre minha trajetória em Lagoa da Prata. Como é importante a gente trabalhar com honestidade e com amor! Esse reconhecimento profissional tem a consequência de um peso ainda maior para continuarmos a missão com mais dedicação.

 

JC: Quais são os três principais fatos que marcaram a história do Grupo Minasprev?

Érico:O primeiro foi quando eu consegui a nossa sede própria. Foi a primeira grande conquista a construção do prédio da Funerária São Francisco. Foi muito difícil. Quantas vezes eu tive que empurrar o carro… Uma história desagradável que me marcou muito foi uma vez em que, ao abastecer o carro, ouvi o frentista dizer “lá vem o povo da funerária colocar um real”. Então eu disse para ele: “Coloca três reais”. Era o único dinheiro que eu tinha no bolso. Esse episódio me doeu. Tudo isso serviu como motivação. Eu dizia para mim mesmo: “Você tem que vencer. Você tem que fazer alguma coisa”. A construção do prédio da funerária foi uma vitória muito grande. O segundo ponto marcante foi a inauguração da Droparia Minasprev, que era um desejo antigo dos associados. A drogaria devolve para o associado, em forma de descontos, a mensalidade que ele paga no Plano Minasprev. Acompanho de perto o trabalho da drogaria. Hoje, de cada dez unidades de medicamentos vendidos em Lagoa da Prata, a Drogaria Minasprev vende 6 ou 7. O terceiro ponto marcante foi a inauguração do Laboratório Minasprev, que é outra forma de retribuir ao associado todo o dinheiro que ele paga por meio da mensalidade.

 

JC: Foi muito difícil no começo?

Érico: A funerária era em um cômodo alugado na avenida Brasil, onde hoje funciona uma loja de moto. Eu morava lá. Dormia no chão em um colchão e não tinha geladeira. Uma ajudante fazia o almoço e deixava a comida debaixo de uma pia improvisada para eu comer à noite. Meu fogão tinha duas bocas e era montado em cima de blocos de cimento. Teve um dia que a comida estragou. Peguei uma infecção intestinal. Fiquei muito mal. Eu estava deitado pensando no aluguel do cômodo que iria vencer daí a dois dias e eu só tinha a metade do dinheiro para pagar. De repente, a campainha tocou. Mesmo passando muito mal, atendi. Era a família de uma criancinha que tinha falecido dias atrás. O pai tinha ido pagar o funeral. Esse dinheiro era o restante que eu precisava para pagar o aluguel. Como esse momento marcou muito, hoje não cobramos pelo serviço funerário de crianças em toda a rede do Grupo Minasprev.

 

JC: Quais são os principais desafios em administrar uma empresa desse tamanho?

Érico: Administrar pessoas. É tratar o próximo da maneira como você gostaria de ser tratado, com respeito e honestidade. Quando você tem o colaborador como um parceiro, um amigo, você tem muito mais do que um funcionário, tem alguém em quem possa confiar. Sinto que o nosso pessoal cada vez mais está vestindo a camisa da empresa, trabalhando como se fosse eu. Isso me deixa muito satisfeito.

 

JC: O senhor morou durante três anos no Japão. Em que medida a disciplina japonesa influenciou no sucesso do Grupo Minasprev?

Érico:Influenciou muito. Acompanho tudo de perto. A empresa hoje está muito grande. A funerária é a minha missão que tenho desde os cinco anos de idade. Eu já tinha esse sonho naquela época. A funerária, para mim, é muito mais do que uma empresa. É uma questão de amor mesmo. Faço questão de acompanhar de perto todo o atendimento, a todas as famílias. Acompanho o laboratório da funerária, a preparação… Essa disciplina de estar sempre presente ao lado da família nesses dezoito anos foi muito importante, pois sinto o que a família está precisando. Sinto a dor da família. E minha missão é amenizar a dor que a família está sentindo no luto, apesar de ser uma dor muito grande. Isso me faz a cada dia trabalhar com mais amor.

 

JC: Esse sentimento de servir também está presente nas outras empresas do grupo?

Érico: Sim. Vejo o carinho que os colaboradores atendem os associados na drogaria e no laboratório. Falo sempre para eles (os colaboradores) sobre a nossa missão.

 

JC: Ao longo desses 18 anos, o Grupo Minasprev passou por vários períodos de recessão na economia do país, e as empresas apresentaram crescimento em todos esses períodos. O que vocês fazem de diferente?

Érico: Se você tirar o “s” da palavra “crise”, ela se torna “crie”. Na crise você tem dois caminhos: desistir ou criar alternativas e aprender a ganhar dinheiro. Se você aceita que a crise entre no seu negócio, certamente estará fadado ao fracasso. Vejo na crise uma oportunidade de usar a criatividade e crescer. Acredito na economia do Brasil. Nos últimos cinco anos registramos o maior crescimento de nossas empresas.

 

JC: As empresas do Grupo Minasprev sempre investiram em inovação nos serviços, gestão de pessoas e publicidade. Qual a sua orientação para os empresários nesse sentido?

Érico: O que faço hoje é ter na empresa tudo que há em novidade. Vou explicar. Se aparece no mercado um equipamento laboratorial de última geração, super avançado, a gente compra. Mas de que adianta você ter esse aparelho se você não divulga o que esse aparelho pode trazer de benefício para as pessoas? Então o segredo é: tenha sempre os melhores equipamentos, as principais inovações e divulgar da forma correta o que a empresa tem de melhor a oferecer para os consumidores.

 

JC: O Grupo Minasprev cresce na medida em que oferece mais benefícios à população. Onde o senhor pretende chegar?

Érico: A nossa pretensão é cuidar da família, da pessoa, em todos os momentos. Hoje, cuidamos desde o nascimento, por meio da drogaria, oferecendo medicamentos a preços baixos. No laboratório oferecemos exames a preço de custo. Infelizmente, quando chega no momento da pessoa partir, temos a funerária. Nossa missão é estar presente durante toda a vida e oferecer benefícios que trazem mais valor à vida das pessoas.

 

JC: As empresas do Grupo Minasprev trouxeram soluções e alternativas em vários seguimentos. E por esse motivo milhares de pessoas aprovam esses serviços oferecidos, o que o torna uma personalidade de influência na região. O senhor já pensou em entrar para a política, se candidatando a prefeito, por exemplo?

Érico:Tenho como missão servir as pessoas. Nossas empresas influenciam diretamente a vida das pessoas. Quando eu inauguro uma empresa ou inicio a prestação de um novo serviço, já estou com outros benefícios em mente para oferecer às pessoas. E por ter uma visão de longo prazo, às vezes fico imaginando alternativas para melhorar a saúde da cidade, ou mesmo a segurança, que é uma preocupação de todos. Sou muito grato a essa cidade que me acolheu. E penso sempre em retribuir a toda essa confiança. Sobre entrar para a política, confesso que isso não passa pela minha cabeça. Mas não é um desafio que me intimida. Meu pensamento hoje é administrar o Grupo Minasprev e oferecer mais benefícios à população. O futuro a Deus pertence, né. Temos que fazer a nossa parte, que Ele faz a Dele.

 

JC: De dois anos para cá, muitas coisas mudaram na empresa, como o clima da organização e as metas. A que se deve essa mudança?

Érico: Eu era uma pessoa muito tímida. Muitas vezes me faltava confiança e sobrava insegurança. Eu tinha acostumado a viver com a insegurança e isso me deixava muito mal. Eu tinha medo de dizer não. Preferia dizer “sim”, mesmo sofrendo. Em dezembro de 2012 fiz um treinamento chamado “Você” que mudou a minha vida. Com essa mudança, através da Programação Neurolinguística, a empresa também mudou. Hoje eu trabalho muito menos e ganho mais. Mais qualidade de vida, mais relacionamento com as pessoas, mais tempo para a família e para os amigos, mais tempo para fazer as coisas que eu gosto. Minha vida mudou. Eu vinha carregando um peso e o deixei para trás. Quando você muda, o seu mundo muda.

 

JC: O espaço está aberto para as suas considerações finais e agradecimento às pessoas que o elegeram como o “Empresário do Ano”.

Érico: Agradeço à expressiva votação que tivemos. A funerária teve 97% de aprovação. A drogaria foi escolhida por 60%. Agradeço aos associados pela confiança que depositaram em nosso trabalho. Minha dica é: acredite em seu sonho. O Grupo Minasprev foi um sonho de criança. Acreditem ou não, tenho a maquete da funerária e os projetos de expansão. Hoje atuamos em mais de 50 cidades. Só eu sei tudo que passei para chegar até aqui. Em vários momentos tive tudo para desistir. Porém, em nenhuma hora desisti. Como um pai que nunca desiste de seu filho. Acredite em seu sonho.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?