Lagoa da Prata dá início à testagem para covid-19 da população economicamente ativa

Lagoa da Prata dá início à testagem para covid-19 da população economicamente ativa

Município adquiriu cerca de 10 mil testes para testar a população economicamente ativa, a testagem funcionará através de um sistema drive-thru e por ordem alfabética.

Nesta terça-feira (13), Lagoa da Prata dá início a testagem em massa da população economicamente ativa. A iniciativa faz parte de uma série de iniciativas da Administração Municipal para conter os indicadores da covid-19 no município. A testagem em massa faz parte de um plano da Prefeitura que anunciou no último domingo (11), uma série de ações na saúde e economia da cidade.

Em entrevista ao Jornal Cidade e ao Sou+Lagoa, em uma live realizada nesta segunda-feira (12), o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Rogério Corgosinho, explicou que a testagem não pretende ser uma iniciativa duradoura, mas pontual, para melhorar os indicadores e poder agilizar uma retomada na economia.

Esses testes são para este período, para um ou dois meses. Para este momento, ele é importante, porque a gente vai mapear, onde o vírus está, se é em região, em bairro x ou y, para estabelecer políticas mais eficazes e também ajudar o comércio na sua retomada, que seja uma retomada mais segura.

Rogério ainda ressaltou que a ação de deve ficar a cargo de empresas do município para fazerem a testagem. Usuários em redes sociais têm questionado sobre a quantidade de testes adquiridas pelo município. De acordo com Rogério, a testagem será feita na população considerada economicamente ativa, que estão trabalhando em supermercados e farmácias, porque, por exemplo, no entendimento da prefeitura, se eles estão trabalhando também podem transmitir o vírus para mais pessoas. As outras empresas e população que se enquadram na faixa etária podem procurar para fazerem os testes.

Netwise

A testagem em massa não precisa ser de toda a população, é algo que a gente trabalha na estatística como amostra. E uma amostra de 10 mil testes pra uma população de 50 mil é mais do que suficiente. Ainda mais quando a gente considera que são testes para pessoas com 18 a 65 anos. Porque a gente deixa de considerar aquela população com idade até 18 anos e aquela com idade acima de 65 anos que já está vacinada.

Ainda na live, foram debatidos questionamentos e dúvidas encaminhadas às redações de ambos os veículos a respeito do Decreto 088/202, que autoriza o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais em sete dias. Confira o decreto na íntegra clicando aqui!

Confira como será o cronograma:

A testagem será em ordem alfabética a partir de 08h às 16h. Nesta terça-feira (13),serão testadas pessoas com iniciais dos nomes com as letras de  A até F; na quarta-feira (14) de G até L; na quinta-feira (15) de M até Q e na sexta-feira (16) R até Z, e é necessário apresentar de documento com foto para realizar o teste. Os pontos da testagem são: Praça dos Trabalhadores, Praça das Palmeiras, Praça dos Congadeiros e sede da ACE/CDL.

 

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄