fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata – Contingência do vírus Chikungunya é alvo de discussões

Na manhã de ontem (27/10) o Prefeito Municipal Paulo Teodoro e o Vice Ismar Roberto se reuniram com o Secretário de Saúde Antônio Juarez de Castro, Vicente Amorim Coordenador da Vigilância Epidemiológica, o clínico geral Doutor Diogo Oliveira e a Secretária de Educação Paulene Andrade, para fazer um alerta à população sobre a importância da prevenção do vírus Chikungunya.

De acordo com o Doutor Diogo, os sintomas são muito parecidos com os da dengue: febre, mal-estar, dor no corpo e dor de garganta. Mas o que chama a atenção do paciente com chikungunya é a possibilidade de evoluir para muitas dores nas juntas e nas articulações. 

O plano de contingência tem o objetivo de evitar a ocorrência de óbitos, além de organizar ações de prevenção e controle das duas doenças.

[pull_quote_left]Ambas causam febre, mas as dores causadas pelo Chikungunya são localizadas nas articulações, dedos, punhos e tornozelos podendo ser acompanhadas por inchaços[/pull_quote_left]

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, foram confirmados dois casos da febre Chikungunya e oito casos suspeitos no estado. Segundo a coordenadora de Vigilância Epdemiológica da cidade de Divinópolis, Susana Ximenes, as doenças são transmitidas pelos mesmos vetores, mas se diferenciam nos sintomas. “Ambas causam febre, mas as dores causadas pelo Chikunguya são localizadas nas articulações, dedos, punhos e tornozelos podendo ser acompanhadas por inchaços”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, para detectar a doença é necessário um exame de sangue. Para evitar novos casos, a pesquisadora ainda alerta para os cuidados com a procriação dos mosquitos. “A partir do quarto dia dos sintomas, iremos fazer um exame de sangue para detectar a existência ou não do vírus. O tratamento se baseia em analgésicos, anti-inflamatórios e até mesmo fisioterapia quando o quadro se agrava e se torna crônico. Para evitar é importante se atentar à existência de água parada e evitar novos vetores”, finalizou.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?