fbpx
jc1140x200

Juliano Rossi – Sobre a venda dos imóveis do município

A votação do projeto de lei que permite à prefeitura vender 44 imóveis do município rendeu muita discussão na cidade, principalmente nas redes sociais. Finalmente, depois de seis meses trancado na pauta da Câmara, os vereadores decidiram deliberar sobre a venda.

Lagoa da Prata, de acordo com o parlamentar Paulo Pereira, possui 37 quilômetros de ruas sem nenhum tipo de pavimentação. Segundo a administração municipal, os recursos que forem obtidos por meio da venda dos imóveis serão investidos “prioritariamente” em calçamento, o que não significa que todo o montante do dinheiro a ser arrecado – mais de R$ 5 milhões – será destinado para essa finalidade.

A decisão contrariou membros da oposição ao governo, que temem ver uma melhora da popularidade do prefeito Paulo Teodoro se por ventura as obras começarem a aparecer.

Sendo pragmático, e considerando que os recursos provenientes da venda dos 44 imóveis forem destinados integralmente à melhoria da infra-estrutura de ruas, não há o menor sentido o município ser proprietário de 275 imóveis (a maioria só acumulando mato, insetos e focos de dengue) e termos milhares de pessoas ainda vivendo em ruas empoeiradas.

Das emendas apresentadas pelos vereadores, destaque para a retirada do projeto de um terreno situado no parque ecológico da praia municipal e o aumento de 30% do valor de venda previsto inicialmente no projeto.

A ressalva a ser feita fica por conta da transparência e eficiência com as quais o município vai gerir esse dinheiro. A prefeitura tem, desde o início de janeiro, mais de R$ 3,5 milhões disponíveis para investimento e até agora não fez nada. Ou se fez, não prestou conta de nada. O governo municipal tem sérias dificuldades de se comunicar com a população e mostra-se incapaz de oferecer informações claras e precisas.

Os vereadores aprovaram a venda dos imóveis e sobre eles pesará toda a responsabilidade de fiscalizar como o dinheiro será investido. Assinaram um cheque em branco para o Executivo – outra vez.

 

Juliano Rossi é jornalista, músico e escritor. Atualmente, dirige e edita o Jornal Cidade.
Juliano Rossi é jornalista, músico e escritor. Atualmente, dirige e edita o Jornal Cidade.

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?