fbpx
jc1140x200

Japaraíba – Secretaria de Saúde e ACCCOM promovem ação contra o câncer de boca

Na manhã de hoje  (06/06) a Secretaria Municipal de Saúde e a ACCCOM  realizaram uma campanha de conscientização e exames na Praça Dom Manuel.O evento é parte da programação do Dia Mundial Sem Tabaco.

 

japa 1

 

Foram avaliados pacientes com mais de 40 anos, tabagistas e pessoas portadoras de feridas bucais que não cicatrizavam.

100_2432

 

 

Também foi ofertado à população a oportunidade de realizar exames de glicemia capilar e aferição de pressão arterial com o objetivo de rastreamento destas patologias.

 

Saiba mais sobre o câncer de boca

 

De acordo com o INCA ( Instituto Nacional do Câncer), o câncer é ocasionado por  tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Causas

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

 

Fatores de risco

Alguns dos principais fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Japaraíba.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?