fbpx
jc1140x200

Japaraíba adere ao Programa de Família Acolhedora

Ilustração

O município de Japaraíba está aderindo ao Programa de Família Acolhedora. O Serviço de acolhimento em família acolhedora tem como objetivo oferecer um lar provisório para crianças ou adolescentes que por algum motivo, precisaram ser retirados de seu ambiente familiar de origem. Dessa maneira, a Família Acolhedora terá como função oferecer os cuidados básicos, a proteção e como prioridade garantir os direitos da criança ou do adolescente, enquanto a família de origem é acompanhada e tratada, para recebê-los novamente. As Famílias interessadas, serã

o previamente cadastradas no serviço e capacitadas para receber tal função, contará com o apoio da Equipe Técnica da Proteção Especial que acompanhará a família e a criança ou adolescente acolhidos durante todo o processo.

Critérios para ser “Família Acolhedora”:

– Não estar respondendo a processo judicial;
– Residir no município há mais de 1 ano;
– Ter disponibilidade de tempo para oferecer proteção e apoio a criança ou adolescente;
– Ter idade entre 21 e 65 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil;
– Gozar de boa saúde;
– Ser pelo menos 16 anos mais velho do que o acolhido;
– Não ter interesse em adotar;

Bolsa -auxílio: A família acolhedora que obtiver a guarda temporária receberá uma Bolsa Auxílio, por criança ou adolescente, para pagamento de despesas relativas à alimentação, vestuário, lazer, higiene, entre outras.
O valor da bolsa-auxílio é de 1 salário mínimo.

Mais informações na Lei Municipal nº 1.060/2019 – no sitewww.japaraiba.mg.gov.br. Também pelo telefone 3354-1442 (Secretaria Municipal de Políticas Sociais).

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?