fbpx
jc1140x200

Itapecerica – religiosos mantém tradição de recomendação de almas

O silêncio das ruelas de Itapecerica será rompido pelo som das matracas e berra-bois. Nesta sexta-feira (11/04) o Cortejo de Recomendação de Almas irá percorrer igrejas e cemitérios, acompanhado de orações e cantos. A tradição é centenária, mas apenas há 10 anos, foi resgatada pelo Grupo Renasceriano de Resgate às tradições, cultura e folclore (Grertacuf).

 

O cortejo se repete a cada quaresma na semana que antecede a Semana Santa. O percurso é iniciado saindo da casa de um devoto das almas – que oferece um café aos recomendadores, servindo-os fora de sua casa, pois as portas e janelas não podem ser abertas. Em seguida percorre sete encruzilhadas relembrando as sete dores de Nossa Senhora.

 

“O grupo permanece do início ao final do trajeto em silêncio profundo, com pausas apenas para cantar e rezar, além de tocar matracas e berra-bois. Encerram o ritual dentro de um cemitério, onde cantam, acendem velas e rezam pelas almas do purgatório, almas de familiares e amigos falecidos”, explica um dos recomendadores, Danilo Barros.

 

Os recomendadores usam roupas pretas em sinal de luto pelo sofrimento de Jesus e capas roxas em sinal de recolhimento pelo período quaresmal. O roxo é a cor das flores que se abrem na quaresma.

 

Superstições

 

[pull_quote_left]A Recomendação de Almas em Itapecerica é um ato de louvor a Deus, de fé e contrição, de oração e sacrifício em favor das almas do purgatório. É um momento quaresmal de grande introspecção, cultura, folclore e preservação da memória de nossos antepassados[/pull_quote_left]

 

A Recomendação de Almas é cercada de lendas e superstições. Uma delas é a de não poder olhar para trás durante o cortejo, pois reza a lenda que quem virar para trás poderá ver “alma penada”. Também se fala em não abrir janelas por onde o percurso passa, pois as almas podem invadir a casa. O cortejo sempre sai de madrugada, à meia noite.

 

“A Recomendação de Almas em Itapecerica é um ato de louvor a Deus, de fé e contrição, de oração e sacrifício em favor das almas do purgatório. É um momento quaresmal de grande introspecção, cultura, folclore e preservação da memória de nossos antepassados”, completa Barros.

 

Neste ano, a recomendação acontecerá somente em um dia, na próxima sexta-feira saindo a meia noite do bairro Ranulfo Mendes. O grupo conta com a participação de 20 recomendadores.

 

Fonte: Portal Centro Oeste

Foto: Danilo Barros

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?