fbpx
jc1140x200

Investimentos e Gestão Profissional marcam a trajetória e avanços do Hospital São Carlos

Acompanhando as necessidades e demandas não somente de Lagoa da Prata , mas da macrorregião do Centro Oeste de Minas Gerais, o Hospital São Carlos vem historicamente passando por mudanças físicas, estruturais e organizacionais a fim de prestar sempre uma assistência segura e qualificada para os seus pacientes.

A Fundação São Carlos é uma entidade de natureza privada e filantrópica, classificado como hospital geral de gestão estadual, atendendo média complexidade. Sendo contratualizado ao SUS (Sistema Único de Saúde), a unidade deve atender 60% de suas demandas pertencentes a este. Ultrapassando essa taxa, o hospital atende 80% SUS em clínica médica, cirúrgica, pediátrica, obstétrica e ginecologia. Sendo os carros chefes a cirurgia geral e a ortopedia, promovidas por médicos capacitados e equipamentos de ponta.

Além disso, o Hospital São Carlos possui uma estrutura administrativa focada no paciente, através de uma equipe multidisciplinar, grupo gestor, corpo clínico, gerência administrativa, presidente e Conselho Curador.

Atualmente,  o hospital atende uma população superior a 400 mil pessoas por ano da microrregião do Centro Oeste de Minas Gerais.

 

destac-espec

Trajetória

Em 1920, “O Arraial São Carlos do Pântano”, inaugurou a Santa Casa de Misericórdia São Carlos. Na década de 80, o prédio da Santa Casa, maltratado pelo tempo, já não atendia mais às necessidades da jovem cidade.  Em parceria com a Associação dos Plantadores de Cana, com sede em Ponte Nova – MG e com o apoio do Servas, o velho prédio foi demolido e, no mesmo local, é construído um moderno Hospital, em quatro pavimentos, capaz de satisfazer às expectativas de um povo progressista e arrojado. O município de Lagoa da Prata liderou os trabalhos, participando com a mão de obra. As principais empresas da cidade participaram e a população, de modo geral, se fez presente, em um importante trabalho de integração.

Em 04 de novembro de 1998, festa de São Carlos Borromeu, padroeiro da cidade, a Santa Casa transformou-se em Fundação São Carlos, cujo objetivo principal era dar continuidade à obra assistencial da Santa Casa. Além desse objetivo, a Fundação preocupa-se também, de modo especial, com a Educação para a Saúde.

Como Fundação, a instituição, que nasceu graças a uma Resolução do Ministério Publico e é fiscalizada por esse órgão, já é reconhecida como de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, tendo conseguido, em fevereiro de 2003, junto ao Conselho Federal de Assistência Social, o Certificado de Filantropia, documento de suma importância  para o Hospital São Carlos. A fundação é dirigida por um Conselho Curador, com sete membros e um Conselho Fiscal, com três titulares e três suplentes. É um trabalho voluntário e nenhum conselheiro recebe pagamento algum pelo trabalho.

Marcos Históricos

2008 – Prohosp- Programa de Melhoria e Fortalecimento dos Hospitais Filantrópicos.

 2009 – Plano Diretor Hospitalar-Planejamento Estratégico a longo prazo

 2013 – Inauguração da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo)

 2013 – Contratualização- Contrato com o Estado, baseado em metas físicas a serem alcançadas.

2015 – Rede Resposta- Rede de Urgência e Emergência da Rede ampliada de Saúde Oeste.

Paciente agradece a hospitalidade recebida pela equipe do Hospital São Carlos

Jaci Correa Vaz, 64 anos, paciente atendido no Hospital São Carlos
Jaci Correa Vaz, 64 anos, paciente atendido no Hospital São Carlos

“Hoje está fazendo pouco mais de um mês que fui operado de hérnia inguinal e me sinto muito bem, praticamente recuperado e sem dor.

Eu quero agradecer a todos do hospital, onde fiquei internado por 27 horas. Fui bem cuidado como se deve ser.

Apesar de não saber o nome de ninguém, quer dizer, só sei do médico, que é o Dr. Márcio, deixo o meu agradecimento a todos que participaram. À minha eterna gratidão a todos aqueles que de mim cuidaram.

Espero que este hospital continue servindo a todos nós desta região. O melhor investimento que se faz é a amizade, e eu considero todos vocês como meus amigos. Que São Carlos abençoe todos vocês!”

*Carta enviada no dia 10 de outubro à equipe do Hospital São Carlos pelo paciente Jaci Correia Vaz.

ESTRUTURA FÍSICA

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?