fbpx
jc1140x200

Iniciada no vôlei de Arcos, mineira se destaca e assina com Olympico

Layra Garcia começa no esporte por acaso, após um diagnóstico de fibromialgia, recebe incentivo da mãe e, aos 15 anos, fecha contrato com equipe da capital

 

Por: Globo Esporte

Layra Garcia Arantes tem 15 anos de idade e o sonho de ser jogadora profissional de vôlei. Natural de Arcos, município com cerca de 35 mil habitantes no Centro-Oeste de Minas, a jovem deu o primeiro passo para alcançar a meta: a assinatura do primeiro contrato com um time. A equipe é o Olympico Club, de Belo Horizonte. Desde o início de fevereiro, a jovem está na capital mineira, onde concilia os treinos no novo clube com as aulas do 2º ano do ensino médio.

– Tem sido um desafio para mim e tenho me dedicado bastante para conseguir retribuir à equipe. Esta nova etapa é a realização de um sonho – comentou.

[pull_quote_left]Tem sido um desafio para mim e tenho me dedicado bastante para conseguir retribuir à equipe. Esta nova etapa é a realização de um sonho[/pull_quote_left]

O envolvimento de Layra com o esporte começou há cerca de três anos, quando um médico recomendou que ela praticasse alguma atividade física, porque poderia estar com fibromialgia – síndrome que provoca dores crônicas pelo corpo. A mãe dela, Cláudia Naiara Macedo, recomendou o vôlei, esporte que praticava. Para agradar, a menina aceitou o desafio. Bastaram alguns jogos para que ela se apaixonasse e começasse a disputar os campeonatos. Só em 2012, Layra participou de campeonatos locais e regionais, como a Liga Centro-Oeste, em Bom Despacho, Liga Sul-Mineira, em Arcos, e a Taça Paraná, em Curitiba.

No ano seguinte, disputou a Copa Líder, em Carmo do Cajuru. Foi nela que conquistou seu primeiro destaque: foi eleita atleta revelação. Depois, entrou em quadra para defender o time na Copa Usipa, em Ipatinga, de onde a equipe arcoense saiu com a taça de campeã. Em seguida, veio a Copa Minas, em Belo Horizonte. A equipe venceu mais uma vez. Na Liga Sul Mineira, disputada em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, as meninas conquistaram o segundo lugar. Na Liga Centro-Oeste, disputada em Nova Serrana, foram novamente campeãs. A sequência de vitórias deu a Layra o incentivo que faltava para ela se dedicar cada vez mais ao esporte.

– A ajuda que recebi do meu time e do técnico durante todas essas competições permitiram que eu tivesse um desempenho muito maior do que eu esperava. Isso é muito bom para quem começou faz pouco tempo. Hoje, quero ir além e conquistar mais com o vôlei – disse.

No ano de 2014 teve mais: Jogos da Juventude, em Poços de Caldas. O vôlei de Arcos ficou em 2º lugar, e Layra papou mais um título de atleta revelação. Depois, teve o Campeonato Metropolitano, em Belo Horizonte, que teve o time em 4º lugar. Na Copa Minas, em Belo Horizonte, 2ª posição. O  time de Arcos ainda disputou o Campeonato Mineiro, em Cambuquira.

– Ficamos em quarto lugar na competição, e eu recebi outro título de destaque central do campeonato – ela disse.

Mesmo com tantos títulos, a equipe se viu diante de uma situação que parecia impossível. Quase no fim do ano de 2014, a Prefeitura de Arcos cortou o incentivo, que incluía verba para os campeonatos. A equipe da casa ficou fora do Jojuninho em Guaxupé (1ª etapa) e Poços de Caldas (2ª etapa). Também deixou de concorrer no Campeonato Metropolitano, em Belo Horizonte. Na categoria sub-18, a equipe não compareceu ao jogo e perdeu por W.O.

Por causa disso, o time feminino de vôlei da cidade se desfez. Para muitas atletas, um obstáculo para o sonho de ser atleta profissional. Mas Layra não se abateu. Resolveu ir a Belo Horizonte, em busca de oportunidades. Na capital mineira, conversou com muita gente do ramo. Quem abriu as portas para ela foi o Olympico Club, time reconhecido como preparador de atletas para as seleções Mineira e Brasileira de vôlei. E foi na capital mineira que conseguiu uma vaga na equipe infantojuvenil.

– Eu já conhecia a Layra dos tempos em que ela disputou jogos contra o Olympico. Sempre fui encantado pelo desempenho dela em quadra. Ela tem muitas qualidades físicas, bom comportamento e ótima índole. Tem todas as capacidades necessárias para se tornar uma atleta de alto nível – disse o técnico da equipe mineira, Gabriel Junqueira.

Neste primeiro mês em BH, está hospedada  na casa de uma tia e concilia os treinos e as aulas no ensino médio de segunda a sexta-feira. Segundo o treinador, os atividades acontecem das 17h às 20h, onde elas fazem treino físico e com bola. Uma rotina puxada e ao mesmo tempo um universo diferente do que vivenciou em seus quase três anos no vôlei de Arcos.

– São realidades totalmente opostas. Lá em Arcos, a gente dependia de verba da  Prefeitura. Aqui, a renda vem associados do clube. A estrutura física também é bem melhor. Na minha cidade, tive um excelente treinador, que era o diferencial em relação aos outros de interior – afirmou.

Com um retrospecto positivo na carreira, Layra já faz parte dos planos do técnico para as próximas competições mesmo com um mês de treinamento em Belo Horizonte.

[pull_quote_right]O Olympico disputa várias competições na cidade, como o Campeonato Metropolitano e o Campeonato Mineiro. Tenho a perspectiva de incluir a Layra nas próximas competições e até mesmo em alguma nacional[/pull_quote_right]

– O Olympico disputa várias competições na cidade, como o Campeonato Metropolitano e o Campeonato Mineiro. Tenho a perspectiva de incluir a Layra nas próximas competições e até mesmo em alguma nacional – disse Gabriel Junqueira.

A ida de Layra para outra cidade enche de saudade o coração da mãe dela, Cláudia Naiara Macedo Veloso, que ainda mora em Arcos. Por outro lado, Cláudia sabe que essa etapa é fundamental na vida esportiva de Layra.

– Nossa família é muito unida, por isso sentimos a falta dela. Mas a minha filha é uma menina muito dedicada, que estabelece metas para o que quer e sempre as alcança. Não tenho dúvidas de que o tempo dará a ela o sucesso que merece – disse a mãe.

Sebastião Lourenço de Faria treinou Layra quando ela jogava no time de Arcos. Envaidecido, ele se diz orgulhoso por ter conseguido fazer com que a menina gostasse do esporte e se destacasse.

– Ela é uma moça disciplinada, que treina e joga para valer. No campeonato estadual que disputamos em Cambuquira, ela foi a melhor. É veloz e tem um bloqueio muito bom. Uma atleta completa – disse Sebastião.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?