fbpx
jc1140x200

Índice de infestação do Aedes aumenta e Lagoa da Prata e Moema correm risco de epidemia de dengue

Foto: Reprodução/Internet

O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em Lagoa da Prata apontou um índice de infestação de 5%. O resultado foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias. A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 26 de outubro e ficou constatado que 95% dos focos do mosquito estão nas residências.

O número do índice registrado nesta fase foi maior do que o índice do levantamento realizado em agosto deste ano, que totalizou 1,4%. Buscando evitar uma epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito, além dos trabalhos desenvolvidos pelo setor, serão tomadas medidas legais, de acordo com a coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde, Janeany Cristina de Castro Almeida: “A partir de novembro de 2018 será aplicada a Lei complementar municipal nº 005/1991 que institui o código de postura do município de Lagoa da Prata, ARTIGO 62 que rege: Nos imóveis residenciais, comerciais, industriais, estabelecimentos públicos ou privados é terminantemente proibido conservar água estagnada, acúmulo de lixo e/ou materiais inservíveis, nos quintais, pátios ou áreas livres abertas ou fechadas, evitando assim a proliferação de vetores, em especial do Aedes aegypti. São medidas que acarretarão notificações e multas para um controle eficaz ao combate ao Aedes aegypti”, informou Janeany.

MOEMA

A secretaria de Saúde de Moema divulgou o índice do LIRAa do município que também indicou uma infestação de 5% e apontou que 90% dos focos encontrados estão dentro de residências. Após o resultado, o município intensificou as ações e declarou “Guerra contra o mosquito”. Durante esse período, os agentes de combate às endemias realizarão o dobro de visitas, tratamento focal e bloqueio. Serão feitas campanhas educativas nas escolas, mutirão de limpeza, reforços de recursos humanos, aplicação de notificação e multa, entre outras ações.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?