fbpx
jc1140x200

Índice de infestação de Aedes aegypti em Bom Despacho é o maior da região

Levantamento feito entre 20 e 24 de janeiro mostrou a cidade com 16,2% de infestação do Aedes aegypti - o maior entre os 54 municípios da região.

Bom Despacho apresentou o maior índice de infestação do mosquito da dengue na região neste início de ano. Levantamento feito entre 20 e 24 de janeiro mostrou a cidade com 16,2% de infestação do Aedes aegypti – o maior entre os 54 municípios da região. Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é que esse índice fique abaixo de 1%.

O mesmo levantamento mostrou também que 97% dos focos do mosquito da dengue estavam dentro das residências e de empresas.

Esses dados são apurados a cada três meses através do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), feito sob orientação do Ministério da Saúde.

Fiscalização

A Vigilância Epidemiológica informou que os agentes já fiscalizaram 2.086 imóveis e notificaram 62 deles. “Mas como 97% dos focos estão dentro das residências, a população é fundamental no combate ao mosquito”, diz o gerente de Epidemiologia, Fernando Júnior.

Medidas simples como vistoriar e eliminar locais que acumulem água parada reduzem a presença do mosquito na residência. Também é necessário limpar calhas, ralinhos, vasos de plantas, bebedouros de animais e caixas d’água.

Dengue

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2020 já houve 8 casos confirmados de dengue na cidade. Outros casos suspeitos estão sendo investigados.

Diante do crescimento da infestação dentro das residências, a Prefeitura vai fazer mutirões de limpeza em toda a cidade. Esses mutirões começam dia 1° de fevereiro e serão realizados aos sábados. Outras medidas também estão sendo executadas pela Secretaria de Saúde, como aplicação de fumacê e ações focais nas áreas moram pessoas com suspeita de dengue para fazer o bloqueio da transmissão. Os agentes também podem multar “quem insistir em criar o mosquito”, diz a Vigilância.

Denuncie focos de dengue clicando AQUI

Dias e locais dos mutirões de limpeza em Bom Despacho

1 Fevereiro – 8h às 16h
Bairros Nª Srª Aparecida, Simião Ferreira, Alvorada, Morada do Sol, Jaraguá e Pedro Tavares (Total: 1.299 imóveis).

8 Fevereiro – 8h às 16h
Bairros Nª Srª Fátima, Babilônia, Santo Antônio, Gran Viver, São Francisco, Ozanan e Santa Lúcia (Total: 3.590 imóveis).

15 Fevereiro – 8h às 16h
Bairros Esplanada, Vila Militar, Vila Aurora, Vila Gontijo, Centro I, Centro II e Santa Rita(Total: 3.430 imóveis)

29 Fevereiro – 8h às 16h
Bairros Ana Rosa, Cruz do Monte, Conjunto Maria de Melo Queiroz, Jardim dos Anjos e Novo São José(Total: 2.728 imóveis).

7 Março – 8h às 16h
Bairros Palmeiras, Realengo, São Geraldo, Rosário I, Rosário II, Dona Branca, Santa Ângela e São João (Total: 3.728 imóveis).

14 Março – 8h às 16h
Bairros Jardim América, São José, Belvedere, Dom Joaquim e Novo Dom Joaquim (Total:3.634 imóveis).

21 Março – 8h às 16h
Bairros JK, Novo Horizonte, Santa Marta, Aeroporto I, Aeroporto II, São Vicente, Novo São Vicente e Conjunto Geraldo Cesário (Total: 4.696 imóveis).

28 Março – 8h às 12h
Engenho do Ribeiro.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?