fbpx
jc1140x200

Impostos municipais podem ser emitidos pela internet

Foto: Arquivo Pessoal

Contribuinte de Lagoa da Prata pode emitir guias de IPTU, ISSQN, taxas de alvará e outros serviços pelo site da prefeitura

A Prefeitura de Lagoa da Prata já disponibiliza, há cerca de um ano, a emissão de taxas e impostos municipais pela internet, uma forma de facilitar e agilizar o procedimento para o contribuinte. A procura pelos serviços eletrônicos tem aumentado nas últimas semanas.

De acordo com o Chefe do Setor de Cadastro da prefeitura, André Marcelo Gonçalves, a possibilidade de emitir as guias de pagamento on-line surgiu devido ao excesso de procura diretamente no balcão do setor. “Com isso, buscamos essa opção para dar mais conforto e comodidade ao contribuinte, além, de diminuir as filas que eram frequentes”.

O contribuinte de Lagoa da Prata pode emitir pelo internet as guias de IPTU, ISSQN, taxas de alvará e de outros serviços, emissão de certidão negativa de débitos para contribuintes ou imóveis, emissão de notas fiscais eletrônica de serviços, declaração de livro eletrônico para prestadores e tomadores de serviços e acompanhamento de processos protocolados no setor de cadastro.

IPTU

Já está disponível no site a emissão das guias do IPTU de 2017. Levantamento feito pelo Setor de Cadastro aponta que o município possui 27.428 imóveis cadastrados e a estimativa é que sejam arrecadados 1 milhão e 750 mil reais este ano. Os recursos são aplicados em obras de infraestrutura, educação, saúde, segurança pública e outras ações do município. “O acesso é simples, basta o contribuinte ir ao endereço eletrônico: www.lagoadaprata.mg.gov.br, em seguida, clicar em ‘serviços’, ‘portal do contribuinte’ e escolher a opção de serviço que deseja”, destacou Gonçalves.

POR QUE É IMPORTANTE MANTER O PAGAMENTO EM DIA?

Através dos valores arrecadados o município tem melhores condições de investir na melhoria dos serviços de saúde, educação e obras de infraestrutura. O contribuinte que anda em dia com o pagamento do IPTU não correrá o risco de ter os seu débitos lançados em Dívida Ativa e ser cobrado  através de Execução Fiscal ou Protesto. Se a pessoa tiver débitos anteriores e não possuir Certidão de Dívida Ativa também poderá utilizar o sistema para regularizar a sua situação. “O processo para a emissão de débitos anteriores é o mesmo, ou seja, apenas seguir o passo a passo: Vá até endereço eletrônico citado acima, depois vá em serviços, portal do contribuinte e escolha a opção do serviço que deseja”, afirmou André Gonçalves.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?