fbpx
jc1140x200

Iguatama – Voluntários fazem expedição no Rio São Francisco

Crianças organizam passeata e grupo percorre trechos mais afetados.
Em alguns pontos, a água diminuiu dez metros e ficou impossível navegar.

 

 

A chuva que caiu na região Centro-Oeste de Minas Gerais nos últimos dias não foi suficiente para aumentar o nível do Rio São Francisco. Em Iguatama, voluntários fizeram uma expedição ao rio para verificar a situação. O trabalho teve início com uma passeata de crianças. Nos 2,8 mil quilômetros do rio, o impacto da falta de água é visível.

[pull_quote_left]É preciso conscientizar para que todos economizem água e cuidem do Velho Chico”, disse. Se até as crianças sabem da gravidade do problema, os adultos precisam buscar soluções para ele. “É uma situação muito triste. Quem nasceu e cresceu aqui, nunca imaginava ver isso. Só tristeza[/pull_quote_left]

A estudante Samara Araújo, de dez anos, sabe que a preocupação dos adultos é consequência da falta de água.  “É preciso conscientizar para que todos economizem água e cuidem do Velho Chico”, disse. Se até as crianças sabem da gravidade do problema, os adultos precisam buscar soluções para ele. “É uma situação muito triste. Quem nasceu e cresceu aqui, nunca imaginava ver isso. Só tristeza”, desabafou o aposentado Sebastião Duarte.

Para a secretária de Educação, Roberta Coutinho, o que se espera do Velho Chico é mudança. “Este é um dos maiores símbolos da nossa cidade”, afirmou.

 

Expedição
Na cidade, um grupo de voluntários percorreu o rio para conversar com pescadores e saber o que mudou com a estiagem prolongada.

O pescador Jucélio Souza explica como o rio era antes e como é agora. “De uns dois anos pra cá, baixou demais. Cerca de cinco metros ou mais. O rio está todo acabado”, avaliou.

As margens, antes cobertas pela água, se transformaram em enormes paredões, barreiras que os animais precisam transpor para matar a sede. Ao longo da margem, vacas agonizam até morrer. Elas caíram de barrancos que tentavam descer para beber água no rio.

Vaca morreu ao cair enquanto tentava descer paredão para tomar água no rio
Vaca morreu ao cair enquanto tentava descer paredão para tomar água no rio

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?