fbpx
jc1140x200

Igreja Católica realiza o 3º Encontro Escalada

Fotos: Lindomar Fotógrafo

Com a participação de 114 jovens, o encontro tem o objetivo de fortalecer o vínculo com o Cristianismo e com a família

No último final de semana, a Paróquia São Carlos Borromeu organizou e realizou o 3º Encontro Escalada de Lagoa da Prata. O evento reuniu 114 jovens no alojamento da BIOSEV. O objetivo do encontro foi o anúncio de Jesus Cristo. Um despertar do coração que ressoa no compromisso para com a evangelização dos jovens. Os participantes já passaram pelo Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), pelo Movimento da Amizade Cristã (MAC), dentre outros grupos da igreja, e hoje não participam porque ultrapassaram a idade permitida. O interessante é que os jovens que nunca tiveram a oportunidade de participar desses movimentos também são acolhidos para esta experiência.

O movimento teve início em Piumhi/MG e foi trazido a Lagoa da Prata pelo padre Patriky Samuel Batista. A dinâmica do encontro envolve temas como o encontro com Cristo e o desejo de formar lideranças para a igreja e a comunidade, além de formar cristão. “Tive a oportunidade de vivenciar o encontro em minha cidade, que é Piumhi, então vi que podíamos trazê-lo para Lagoa da Prata. Foi um momento de graça para nós. Convidei alguns casais, que já são envolvidos com a igreja, para que se tornassem padrinhos do evento e me ajudassem nessa missão. Escolhemos o nome Escalada por esta ser de fato uma escalada para o céu”, destacou.

Patricky explica que a programação do encontro é mantida em sigilo. “É para que as pessoas tenham surpresas ao participarem. Em suma, tivemos um momento de oração muito forte, palestras que ajudam no relacionamento com a família, igreja e amigos. Os participantes foram repartidos em grupos durante todo o retiro, e esses, vão sustentar a caminhada”, disse.

Fotos: Lindomar Fotógrafo

Para o padre, iniciativas como a Escalada ajudam os jovens na perseverança nos caminhos da igreja e fortalecimento das famílias. “Pretendemos fazer mais vezes este encontro. Se a gente quer algo de fato que vá transformar as nossas vidas, tem que ser bem feito. No fundo, a gente vê a mão de Deus, que não nos deixa faltar nada para realizarmos missões assim. Temos que ajudar os jovens a pertencerem à igreja, mas temos que pensar na família como um todo”, destacou.

O pároco acrescentou que a família é uma prioridade na igreja. “O jovem está dentro de uma família. Na preparatória para o encontro há também o contato com as famílias, na chegada do encontro há uma fala diretamente para os pais. O nosso desejo, como igreja, é ajudar de fato as famílias a viverem a sua verdadeira vocação, e talvez, esse seja o nosso maior desafio hoje. E qual é a vocação da família? Ser de fato essa referência, esse porto seguro, esse ninho na transmissão dos valores e da fé. Se a gente olha a realidade do mundo temos muitas opções que podem distrair os jovens do caminho de Deus. Faço um apelo para que as famílias não se descuidem da educação na fé de seus filhos e que saibam priorizar o testemunho de vida. As crianças e jovens aprendem muito mais com os olhos do que com os ouvidos”, afirmou.

A estudante Larissa Modesto foi uma das participantes do encontro. Ela contou a sua experiência ao Jornal Cidade. “O retiro do escalada compõe três dias de muitas graças e bênçãos de Deus, que nos visita de forma constante e delicada a cada momento. O Escalada foi uma porta que nos levou a conhecer quem somos diante dos olhos do Senhor, e ter a consciência disso muda a vida das pessoas”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?