fbpx
jc1140x200

I Conferência sobre os Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Lagoa da Prata

Na tarde de hoje (15/07) foi realizada a I Conferência sobre os Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Lagoa da Prata, que foi palestrada por Carlos Alberto dos Partos – Presidente do movimento pró-idoso de Minas Gerais e Conselheiro Estadual dos Direitos dos Idosos.

DSCF3957
Carlos Alberto dos Partos – Presidente do movimento pró-idoso de Minas Gerais e Conselheiro Estadual dos Direitos dos Idosos.

Durante a palestra Carlos ressaltou o significado de Conferência e quando a mesma foi iniciada no país. “Esta aqui é a primeira Conferência da Pessoa Idosa. O estilo de conferência para discussão de causas foi criado em 1948, desde quando o Brasil fez parte da primeira reunião, que aconteceu nos Estados Unidos, onde fomos representados pelo ilustre Rui Barbosa, primeira conferência onde foram formados os Diretos Humanos e de lá para cá fazemos parte da ONU. É exigência da ONU que se faça em todos os países que fazem parte da organização esse seguimento. Em 1988 esse direito nos foi garantido pela Constituição Brasileira, para fazer conferências, formar conselhos, de várias classes. Esse ano a nossa conferência tem o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa idosa:  Por um Brasil de todas as idades”, o idoso falar aquilo que precisa falar, sua necessidades, porque cada idoso conhece a dificuldade está passando e  sabe o que falta para você ter mais dignidade”, afirmou.

O palestrante ainda destacou que esta Conferência é uma oportunidade para se juntar o poder público e a sociedade para discutir os interesses do idoso.

Cali Silva - Secretária de Assistência Social
Cali Silva – Secretária de Assistência Social

De acordo com a Secretária de Assistência Social do município, Cali Silva, as Conferências Municipais de Políticas Públicas são espaços amplos e democráticos de participação popular. Sua principal característica é oportunizar discussão entre sociedade civil e governo para propor diretrizes e metas a serem alcançadas no que se diz prioritário aos direitos humanos, neste caso dos idosos e da pessoa com deficiência. “As Conferências terão o objetivo de discutir temas específicos através de debate com vários representantes da sociedade e governo municipal. para formularem propostas que serão enviadas juntamente com representantes à Conferência Regional e Estadual e se votadas, serão apresentadas em Conferência Nacional ainda este ano”, afirmou.

Cali ainda ressaltou que os temas específicos serão discorridos através de palestras e após é feito a divisão de grupos por eixos temáticos para a discussão e elaboração de propostas.”A apresentação das propostas é feita por relator do grupo e votadas pela plenária presente. Podendo haver moção, ou seja, modificação da proposta pela plenária, antes que seja votada. Após a votação das propostas, são eleitos delegados que irão representar o município na Conferência Regional”, destacou.

Silva frisou a importância das pessoas participarem das Conferências. “Todos Principalmente entidades de direito dos públicos de idosos e pessoas com deficiência, usuários dos serviços ou não e familiares… enfim, todos nós somos convidados”, afirmou.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?