fbpx
jc1140x200

HORÁRIO DE VERÃO: Mudança provoca alterações no rendimento no dia-a-dia das pessoas

Foto: Renato Araújo/Agência Brasil

Neste domingo, dia 21 de outubro, começa o horário de verão. E até o fim do novo horário, no dia 17 de fevereiro do ano que vem, os dias vão ser mais longos e as noites mais curtas. Ou seja, os brasileiros vão que atrasar os relógios em uma hora. Essa mudança provoca alterações na rotina das pessoas. Alguns aproveitam o maior tempo de sol para se exercitar e aproveitar um happy hour com os amigos. Outros já acham que o novo horário é uma tortura, pelo fato de ter que levantar mais cedo da cama e pela difícil adaptação do corpo à mudança. Segundo a Fundação Nacional do Sono, essa alteração também provoca um desajuste do relógio biológico. Enquanto o organismo não se recupera, a pessoa fica mais sonolenta e cansada. Isso faz com que o rendimento diário diminua. O médico especialista em acupuntura, Francisco Vieira, destaca que se a pessoa não tomar os cuidados necessários o corpo pode sofrer com as mudanças da nova rotina. “As principais mudanças de você agredir o seu círculo circadiano é insônia, stress, depressão, indisposição do dia a dia e o mais grave é a queda da imunidade. A pessoa pode começar a ficar com gripes mais freqüentes e etc. Volta ao normal só quando termina o horário de verão.”

Existem algumas dicas para o corpo se adaptar à nova rotina. Por exemplo,dormir de seis a oito horas por noite sem interrupções, manter uma boa alimentação e praticar exercícios.A dona de casa maranhense , Maura Izabel, de 33 anos, evita os efeitos do horário de verão praticando exercícios. Ela destaca que aproveita o sol do fim de tarde para caminhar. Eu faço caminhada no final da tarde porque de manhã fica muito corrido, fica escuro para fazer caminhada pela manhã. O que muda é só o cansaço que fica mais corrido, parece que a hora passa mais rápido.”

Em 2012, o horário de verão pode gerar uma economia de 282 milhões de reais devido à redução do consumo de energia. O valor é 56 por cento maior do que no ano passado. Quando foram economizados 180 milhões. No entanto, para Maura Izabel o horário não vai influenciar na economia da conta de energia.  “Economia não tem nenhuma, não muda nada . Os horários têm que seguir o horário de escola do filho, horário do serviço de casa. Essas coisas não muda nada”.

O horário de verão foi utilizado pela primeira vez no País, em 1931. Depois de algumas idas e vindas, pelo fato da rejeição dos brasileiros quanto à nova rotina, voltou em 1985. Agora é utilizado anualmente, menos nas regiões Norte e Nordeste. Em 2008, foi decretada por lei, a data de início e fim do horário de verão.

Reportagem: Rodrigo Nunes

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?