fbpx
jc1140x200

Hoje é dia do rock, bebê! Conheça alguma bandas que fizeram e fazem sucesso em Lagoa da Prata e região

A cidade, além de ser rica em Cultura, têm e teve excelentes bandas.

Lagoa da Prata é, sem dúvidas, um berço de artistas. A cidade, além de ser rica em Cultura, têm e teve excelentes bandas. Para comemorar o dia do rock, fizemos uma seleção de bandas que são e já foram sucesso tanto em Lagoa da Prata quanto na região.

Trajetória do rock em Lagoa da Prata

Banda Quinto Elemento

A banda ‘Quinto Elemento’ fez sucesso e foi a primeira banda de rock de Lagoa da Prata. Inspirada em bandas consagradas do rock nacional como Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, um grupo de amigos resolveu investir na arte profissionalmente a partir de 1998.

Banda Quinto Elemento. (Juliano Rossi /Arquivo Pessoal).

 

Língua de Musquito

A banda também surgiu na década de 90, além de reproduzir clássicos de músicos consagrados como Tim Maia, The Beatles e Rolling Stones também desenvolveu trabalhos autorais ao longo de sua trajetória. Em 2015 lançaram um EP com 4 canções, sendo elas: Fronteira, Eu sou Estranho, Se Lembra e Me deixa.

(Foto: Lingua de Musquito/Divulgação).

 

Além das canções também houve uma faixa bônus intitulada com o nome da banda. A banda também já tocou eventos dentro e fora da cidade, em 2015 participou da 2ª edição do Pequenas Intervenções – Especial Dia Mundial do Rock, na extinta Fundação Futura. Também se apresentou no Festival de Comunicação e Artes 2015: Democracia e Diversidade Cultural, evento promovido pelos alunos e professores do Curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais no campus do Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

Cabal Tribal

A partir de 2000 o movimento começou a crescer e as bandas Vabso e Cabal Tribal nasciam para espalhar o som pela cidade. A Cabal Tribal surgiu em 2004 logo com uma canção autoral chamada “Conclusão”. Tempos depois a música seria o título do primeiro álbum da banda. A banda teve muitas formações até chegar na atual, mas que essas mudanças só foram possíveis graças à variedade de músicos talentosos na cidade.

(Foto: Cabal Tribal/ Divulgação).

 

BIMA

A banda BIMA, formada por Carol Shineider, Débora Rezende, Daniel Ribeiro e Daniel Santos surgiu de uma vontade de querer fazer músicas autorais. A formação da banda passou por transformações, até a atual, que também conta com a participação de Bell no comando da bateria. Assim como a Cabal Tribal, a BIMA é uma banda de som autoral, através de um trabalho independente.

Banda BIMA. (Foto: Gabriel Barbosa/divulgação)

 

Eventos e bares que privilegiam o rock em Lagoa da Prata

A cidade lacustre é conhecida por ter eventos e bares atrativos na região Centro-Oeste. O Moto Sunset, Pequenas Intervenções, Rocknic!, Festival de Cerveja, Festival de Inverno são alguns dos eventos que privilegiam o som alternativo na cidade de forma gratuita.

Além destes eventos, há também o Coletivo Nexalgum, uma organização sem fins lucrativos composta por voluntários que promovem a cultura local e o apoio de músicos para bandas da cidade e da região. Assim como o “Pequenas Intervenções”, a organização promove outros eventos de outras vertentes culturais, através de saraus, celebrações temáticas, festivais de artes integradas, entre outros de forma gratuita. Já tiveram também festivais de música com atrações e premiações internacionais.

História do rock

O gênero conhecido mundialmente símbolo de atitude para muitos jovens, teve uma mulher negra como precursora do movimento nos Estados Unidos. A americana Sister Rosetta Tharpe, apresentava um programa de rádio na década de 30 e 40 e na voz, carregava blues e jazz que encantou os americanos e foi inspiração para diversos cantores considerados os reis do rock, como Elvis Presley, BB King, Bob Dylan, esse em especial definia Rosetta como a “essência do rock and roll”. Apesar da trajetória de sucesso, seu talento foi ofuscado pelo sucesso dos reis do rock, no entanto, ela quebrou paradigmas instituídos ao comportamento de uma mulher na época e é considerada a mãe do gênero musical.

No Brasil não foi diferente, a pioneira do movimento também foi uma mulher. Nora Ney, cantora conhecida de samba-canção, gravou a primeira canção considerada do rock, Rock Around The Clock. Apesar de não seguir o cantando músicas do gênero ela inspirou artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia entre outros.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?