fbpx
jc1140x200

Henrique Rodarte – Embarcações

Assistindo algumas palestras motivacionais do palestrante Fabio Marques, falando sobre inteligência emocional, disse o seguinte: ‘’Todas as pessoas bem sucedidas que eu pesquisei, e algumas eu conheci pessoalmente, elas investem em autoconhecimento para construir uma identidade forte’’. E eu me peguei pensando nisso… Quantas vezes nós nem percebemos que estamos diminuindo a nossa própria imagem, nosso sucesso, nosso trabalho… E assim vamos ficando satisfeitos com o segundo lugar, em ter o relacionamento terminado, demissões em voga na vida… Até quando? Até quando seremos reféns de nossas próprias cadeias? Quando conseguiremos nos libertar de uma crença que limita, que atrapalha que incomoda.

Às vezes percebo que na sociedade oriental como um todo, não trabalhamos a nossa Inteligência Emocional. Mas que diabos é inteligência emocional? Trabalhar a inteligência emocional significa trabalhar a gerência das nossas emoções, ações e reações mediante situações de, por exemplo, stress. Sabe aquela buzina no trânsito que não para? Aquele rompente de raiva? São alguns detalhes que fazem a diferença, e quando não estamos preparados para aquela situação, perdemos o controle, o emprego, o relacionamento… Mas como estar preparado?

Nossa vida é como se fosse uma embarcação, e nós somos o piloto dela. O timão está em nossas mãos e cabe a nós direcionar, acelerar, controlar a embarcação. Se tivermos de ir de um lugar para o outro, nós, e somente nós, somos responsáveis pela trajetória. Mesmo que apareça uma inclemência climática, cabe a nós a responsabilidade ( capacidade para responder a uma ação) de tomar a decisão ( sempre tomamos a melhor decisão que podemos naquele momento) e prosseguir viagem. Como podemos pilotar nossa própria embarcação, se formos marinheiros de primeira viagem ao cruzar uma intempérie? Como construir uma embarcação que não seja tão suscetível?

Muitas das vezes ao executar a viagem, que pode vir a ser o grande sonho da sua vida, podemos fracassar. E assim vamos pelo método da tentativa e erro, demorando uma vida toda construindo a embarcação perfeita. Mas eu não acredito nisso. Acredito que podemos nos preparar para produzir a nossa melhor embarcação, e só conseguiremos produzi-la se estivermos no nosso estado de excelência, senhores de nossos pensamentos e não escravos de nossas atitudes.

O Trabalho da Inteligência Emocional pode ser feito de várias formas. Existem treinamentos de imersão, que duram entre 1 e 8 dias. Sendo estribados na PNL e amparados por profissionais altamente qualificados, o Instituto Você no qual eu trabalho a minha excelência e construo a minha embarcação, é uma grande oportunidade. Talvez seja o seu momento de descobrir como construir a sua própria embarcação  com suas próprias mãos, se permita.

 

Henrique Rodarte é Gestor de RH, Coaching Pleno, Master Practtioner em PNL, Graduando em Direito pela PUC.
Henrique Rodarte é Gestor de RH, Coaching Pleno, Master Practtioner em PNL, Graduando em Direito pela PUC.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?