fbpx
jc1140x200

Guarda Civil Municipal de Lagoa da Prata completará 5 anos de serviços prestados à comunidade

INFORMATIVO DA GCM – No próximo mês, a Guarda Civil Municipal completará cinco anos de atividade. Desde então, nossa cidade passou a contar com um serviço que é sinônimo de dedicação, seriedade e honestidade.

As áreas de perímetro escolar passaram a ter o patrulhamento contínuo da GCM, as praças, praia, logradouros cujo município presta seus serviços, postos de saúde e demais bens pertencentes a nossa cidade passaram a contar com a proteção destes oficiais (Oficial: Autoridade reconhecida cujo poder emana do povo – Fonte dic. Aurélio). Atentos às suas atribuições e agindo sempre na forma da lei, os Guardas estão nas ruas para dar maior proteção à nossa cidade, sabendo que em caso de flagrante delito irão agir, mesmo não sendo esta a missão primeira da Guarda, mas como bem ampara o Código de Processo Penal em seu artigo 301: “Qualquer um do povo pode e as autoridades devem agir em flagrante delito; sendo posteriormente os infratores conduzidos à autoridade policial”.

Contudo, a Guarda Municipal, amparada pelo poder de polícia de posturas pertencente à administração Municipal, visa como missão primeira manter o bem estar da população no cumprimento da Lei Orgânica e código de posturas do Município e a ordem nos locais onde a administração presta seus serviços. Neste ano, já foram registrados mais de 2 mil boletins de ocorrência, que vão desde prestações de socorro, empenhos em eventos promovidos pela administração municipal e patrulhamentos preventivos.

Homens dedicados que visam a capacitação através dos mais de 60 cursos realizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, já estiveram em cursos e seminários promovidos pela Associação Nacional de Guardas Municipais e entidades como a ONG S.O.S  Segurança da Vida, na cidade de Três Pontas e Mariana além do Seminário Nacional de Guardas Municipais realizado em Brasília em 2010.

No último mês a Guarda Municipal teve sua mudança de nomenclatura, passando de Guarda Patrimonial Municipal, para Guarda Civil Municipal, conforme orientação da própria Secretaria Nacional de Segurança Pública, uma vez que, segundo os especialistas  como o ex -Promotor de justiça do Primeiro Tribunal do Júri e presidente da Associação dos delegados de Polícia de São Paulo e Mestre em Direito Processual da USP, Doutor  Bismael B. Moraes, o maior bem previsto por nosso constituição é a vida, e no art. 144 no que tange a Guarda, esta deve fazer a proteção não somente das Instalações Municipais, o que a configuraria como Patrimonial, mas também dos bens e serviços prestados pela administração municipal.

Ao lado do povo, respeitando as demais instituições de segurança pública que compõem junto com a Guarda Civil Municipal o artigo 144 de nossa constituição, a Guarda continua seguindo sua elogiada trajetória em Lagoa da Prata com a aprovação da população, das autoridades constituídas, possuindo como única e singela missão: O SERVIR AO NOSSO CIDADÃO LAGOPRATENSE!

Assessoria de Comunicação da GCM-LP

Guarda Civil Municipal de Lagoa da Prata

Nosso Compromisso é Você!

 Fone: 153

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?