fbpx
jc1140x200

Grupo Teatral encena contos do livro “Sombras e Assombrações”

No último sábado, 23, aconteceu a terceira apresentação do projeto “Vivendo História Contando Causos”, que foi contemplado pelo Microprojetos Bacia do Rio São Francisco. O grupo teatral Cenanova, formado pelos atores Sebastião Camilo Borges, Gabriel Borges e Marina Vaz, encenaram os causos “O Homem da Perna de Ouro” e “O Crime do Fazendeiro”, que compõem o livro “Sombras e Assombrações”, de autoria da escritora Marina Alves.

A apresentação foi realizada no salão da Crediprata e contou com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos. No encerramento, a escritora distribuiu exemplares do livro autografados.

A escritora Marina Alves distribuiu livros e autógrafos

Gilmar Francisco da Silva, membro da Academia de Letras de Lagoa da Prata (Acadelp), assistiu a encenação pela segunda vez. “A emoção foi a mesma. Vale a pena participar, incentivar. Só vem para engrandecer a cultura da gente e agregar valores ao nosso cotidiano. Lagoa da Prata tem cultura. Tem muita gente preparada até para se apresentar além das fronteiras do município”, disse o escritor.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Ricardo Costa, também prestigiou o evento e falou sobre o momento cultural de Lagoa da Prata. “Nesta semana tivemos a posse da nova diretoria da Acadelp. Na sexta tivemos o Taquinho Santiago, um dos maiores comediantes de Minas que veio por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Hoje à tarde tivemos um projeto do Júlio, que é a cultura do skate que está sendo inserida em Lagoa da Prata. E simultaneamente à apresentação do livro da Marina e a representação do grupo teatral, temos também no Teatro Fausto Rezende uma exibição de filme do Emerson Kennedy, relacionado à cultura da pesca. É uma overdose cultural numa semana onde se disse que não havia cultura em Lagoa da Prata”, afirma.

O ator Sebastião Camilo e o secretário de cultura Ricardo Costa

Encenação

O diretor do Grupo Teatral Cenanova, Sebastião Camilo Borges, falou da satisfação de encenar causos escritos pela escritora Marina Alves. “´É um prazer maravilhoso. Fico muito feliz. A emoção é sempre diferente. Trabalhar com a Marina, que eu considero uma escritora fantástica, é uma alegria muito grande”.

O Grupo Cenanova atualmente conta com três integrantes. “É uma perspectiva aberta para qualquer pessoa. Acabei de discutir com o Ricardo (secretário de Cultura) a possibilidade de montarmos um projeto com a participação de mais atores. Em breve vamos colocar isso em pauta e apresentar aos jovens”, diz Borges.

O ator e também escritor está com um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura que será lançado em breve. Trata-se do livro “Meu Pezinho de Grama”, dirigido a crianças de 7 a 13 anos.

Programação cultural

O secretário Ricardo Costa falou sobre os projetos culturais que estão na pauta da administração municipal. “Após o carnaval, fizemos a contabilidade do que sobra do ponto de vista financeiro. Temos hoje uma receita de R$ 80 mil para o ano todo. Nosso desejo é fazer o Festival de Inverno e inserir o calendário cultural da cidade. Queremos realizar o festival pela primeira vez e fazer a Fliprata (Feira Literária de Lagoa da Prata), que irá abrigar todas as artes, das musicais ao teatro e escrita, e valorizar nossos acadêmicos”, diz Costa.

O projeto “Vivendo Histórias-Contando Causos” segue com novas apresentações percorrendo vários locais da cidade. A próxima apresentação está marcada para o dia 1º de março, às 19h30, na Escola Estadual Chico Rezende.

Textos e fotos: Juliano Rossi

Público aguarda a sessão de autógrafos

 

Conteúdo exclusivo do portal TV Cidade Lagoa da Prata. A reprodução total ou parcial está expressamente proibida sem a autorização por escrito da produtora, conforme determina a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610), estando o infrator sujeitos às penalidades impostas pela legislação. É permitida somente a divulgação do teor integral por meio de compartilhamento nas redes sociais.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?