fbpx
jc1140x200

Frente fria intensa deve atingir região Centro-Oeste MG

O Alerta Laranja foi emitido pelo Sistema Nacional de Meteorologia (Inmet), que também alerta aos produtores de café sobre as lavouras.

O Sistema Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um Alerta Laranja, sobre uma frete de frio intensa que deve atingir 541 municípios de Minas Gerais, ou seja, 63% das cidades do Estado, algumas podendo chegar a 4ºC.

De acordo com o alerta, a partir desta quarta-feira (28), a intensa massa de ar frio (de origem polar) deverá avançar pela Região Sul do Brasil e no decorrer da semana influenciar as temperaturas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Região Norte.

Produtores de café devem se precaver

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil da cidade de Formiga, Vera Moreira, além de a população se proteger do fio, o alerta vale até para agricultores aceleraram a colheita para não perder.

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Embrapa Café orientam que, por enquanto nenhuma intervenção deve ser feita na lavoura porque ainda vem uma nova onda de frio e o período histórico de ocorrência de geada ainda não terminou, apesar de no mês de agosto a ocorrência ser menor. Podar agora deixaria as plantas mais expostas ao esfriamento. Além disso, não se sabe a dimensão do dano nas plantas. O ideal é esperar por aproximadamente 30 a 60 dias, após o frio passar para ter uma maior certeza de como e onde atuar.

Confira a temperatura no decorrer da semana em algumas cidades da região segundo o Inmet

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?