fbpx
jc1140x200

Fórum de Lagoa da Prata terá nova sede

Foto: Projeto Ilustrativo da estrutura do Fórum

O Fórum de Lagoa da Prata vai ganhar nova sede, com um prédio bem mais amplo e moderno, no Loteamento Palmeiras. A autorização veio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que possui um projeto de modernização dos fóruns de todo o Estado. Várias cidades estão sendo contempladas com os investimentos e, no caso do nosso município, serão aplicados cerca de 8 milhões de reais para a edificação do prédio. Quanto ao terreno, a V8 Loteadora fez a doação de uma área de 4 mil metros quadrados, avaliada em 2 milhões de reais. De acordo com o Juiz de Direito Islon Damasceno, o novo fórum terá capacidade física para abrigar 3 Varas (atualmente Lagoa da Prata conta com 2 Varas), mas sua estrutura comportará expansão, caso haja necessidade no futuro. Quanto à estrutura de pessoal, não haverá modificação, ou seja, o quadro de funcionários que trabalhará no novo fórum será o mesmo, pelo menos até a instalação de uma terceira Vara. “A nova sede será moderna e adaptada às necessidades atuais da Comarca, proporcionando maiorconforto e comodidade para os servidores do Tribunal de Justiça, profissionais do Direito e para os cidadãos. Além disso, o fórum será deslocado do centro da cidade, facilitando o acesso a áreas de estacionamento”.

O Dr. Islon esclareceu que o prédio atual não atende mais as necessidades e nem a demanda da Comarca. “Além da falta de espaço físico para expansão, sua estrutura é ultrapassada e deficitária. As instalações elétricas já não comportam a conexão de novos computadores ou de aparelhos de ar-condicionado. Outro aspecto que a estrutura atual deixa a desejar é o da acessibilidade, pois o fórum possui apenas uma rampa que dá acesso apenas ao primeiro piso do prédio. Além disso, uma questão que merece atenção é a falta de vagas para estacionamento no centro da cidade, que muito dificulta o acesso”. A localidade do novo prédio é fator importante para o crescimento da cidade. Segundo Miryam Lúcia Basílio de Castro, diretora de vendas da Urbaniza, a ideia original da V8 Loteadora não foi somente a doação de uma área, e sim a criação de um novo vetor de crescimento para a cidade de Lagoa da Prata. “Nesse sentido, a diretoria da V8, com a ajuda de consultoria especializada em planejamento urbano, fez um masterplan para a área, e deste surgiram os loteamentos Palmeiras e o Condomínio Las Palmas. A revitalização da Lagoa das Palmeiras foi a primeira ação realizada pela empresa, onde, uma área que era problema recorrente para a população do entorno se transformou em uma lagoa exuberante. Foi destinada também para a Prefeitura Municipal uma quadra inteira, onde esperamos que num futuro bem próximo possa vir a sediar o novo centro administrativo do município e, por último, veio a oportunidade de se levar também o Tribunal (fórum) de Justiça para compor esse novo vetor de crescimento”, justifica Miryam.

As construtoras interessadas em participar da licitação terão até o dia 9 de julho para apresentarem suas propostas, sendo que as obras deverão começar em novembro deste ano, com previsão de término em 18 meses.

SEDE DA OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Lagoa da Prata – também foi contemplada com uma área de 1.800 metros quadrados para abrigar sua nova sede, além de uma sala que terá dentro do novo edifício do fórum. De acordo com o advogado e presidente da OAB/Lagoa da Prata, Dr. Ailton José da Silva, a sala dentro do fórum será utilizada pelos advogados para serviços rápidos, por exemplo, redigir petições, enviar e-mails, pequenos lanches, reunião com outros advogados para tentarem viabilizar acordos em processos, dentre outros. “A proposta da construção da nova sede da OAB em Lagoa da Prata privilegia a auto- sustentabilidade, não só no aspecto ecológico, bem como no aspecto financeiro. Vamos buscar uma construção que use menos energia elétrica e de baixo consumo de água, com reaproveitamento de água e instalação de captação de energia por células fotovoltaicas”, conta, e acrescenta: “O prédio não será destinado apenas aos advogados. Haverá um salão de festas, um auditório e uma área de lazer, que serão disponibilizados para locação para eventos, o que gerará renda para sustento próprio das necessidades do prédio e da advocacia local”.

Para o advogado, a localização favorecerá os trabalhos. “O Loteamento Palmeiras é um lugar dotado de toda a infraestrutura necessária ao bom funcionamento do Tribunal de Justiça e da OAB; local plano, muito bonito, ruas largas, e certamente com mais espaços para estacionamento de veículos, já que não dividirá espaço com as dezenas de lojas, bancos e demais empresas instaladas no centro da cidade.A distância para com a região central da cidade é pequena, apenas 900 metros, ficando a apenas 1.300 metros do atual edifício do Fórum”, diz.

Dr. Ailton também prevê a valorização de expansão e crescimento urbano. “Certamente o novo Edifício do Fórum e a nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil, que será edificada na mesma quadra, levarão investimentos imobiliários para a região, não só para o Loteamento Palmeiras, mas também para os vários empreendimentos imobiliários que estão se instalando na região, gerando o crescimento da cidade para aquela área. Eleva-se, também, a qualidade das casas e prédios que vão ser construídos,bem como o padrão estético dos imóveis, fazendo com que a cidade fique ainda mais bonita”, conclui.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?