Formiga tem 19 respiradores exclusivos para pacientes com Covid-19

Formiga tem 19 respiradores exclusivos para pacientes com Covid-19

Há 37 ventiladores mecânicos, mas apenas 19 deles serão destinados aos pacientes em função de um acordo estabelecido entre a Secretaria Estadual de Saúde (SEES/MG) e o município.

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura Municipal de Formiga emitiu uma nota comunicando que o hospital Santa Casa tem 19 respiradores exclusivos para pacientes com Covid-19. Segundo o órgão público, há 37 ventiladores mecânicos, mas apenas 19 deles serão destinados aos pacientes em função de um acordo estabelecido entre a Secretaria Estadual de Saúde (SEES/MG) e o município. Até o momento, seis leitos estão preparados em uma ala específica para atendimento de casos da doença e somente um está ocupado.

Ainda na nota, foi divulgada a situação de leitos clínicos na cidade e em outros municípios da região Centro-Oeste mineira, como em Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte.

Foto: (Prefeitura de Formiga/Divulgação)

Esse quadro é do “Plano Operativo de Contingência Macro-Oeste”, formulado e aprovado de forma consensual entre Estado de Minas Gerais e os Municípios, através do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais), após amplo debate com os “prestadores” envolvidos e gestores municipais e apresentado ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Situação da cidade até o momento

Até o momento, a cidade possui 130 casos confirmados, sendo que 40 desses pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Há 4 óbitos e 7 pacientes internados, outros 79 então sendo acompanhados.Na penitenciária do município há 11 casos confirmados e 6 pacientes já se recuperaram.

A Secretaria Municipal de Saúde do município também comunicou que o secretário responsável pela pasta, Leandro Pimentel, foi internado do domingo(28) a noite na Santa Casa de Formiga. O secretário estava cumprindo o isolamento domiciliar e na segunda-feira(29), apresentou febre persistente e piora na tomografia dos pulmões. De acordo com a nota emitida pela prefeitura, o quadro de saúde de Leandro é estável e sem necessidade de sedação e ventilador mecânico.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄