Formiga sediará 1º Congresso de Educação Especial do Centro-Oeste de Minas
O 1º Congresso de Educação Especial do Centro-Oeste de Minas Gerais será realizado em Formiga, por meio do Cemap. O evento ocorrerá no auditório Odette Khouri, de sexta a domingo (24 a 26).
[pull_quote_left]O congresso vai ser muito enriquecedor para os educadores, pais e alunos. É uma oportunidade de capacitação para os participantes da nossa região[/pull_quote_left]
O congresso que tem como tema “Políticas públicas, pesquisa e gestão em educação inclusiva” oferecerá aos presentes palestras e oficinas, além de estandes de empresas que trabalham com tecnologia assistiva e livros, que poderão ser adquiridos pelos participantes. Foram 200 inscritos, a maioria educadores, mas também pais e alunos.
“O congresso vai ser muito enriquecedor para os educadores, pais e alunos. É uma oportunidade de capacitação para os participantes da nossa região”, comentou a diretora do Cemap, Débora Bessas.
Confira a programação
24/10 Sexta-feira – Noturno
19h-Credenciamento e coffee break
19h30-abertura
20h– Palestra
TEMA: “Transtornos e Deficiências- Entendendo os problemas de crianças e adolescentes na escola”
25/10 Sábado – Matutino
7:30- Coffee break
8h- palestra
TEMA: “Políticas Públicas de Educação Especial”
10h- Relatos de Experiência
12h às 14h – Intervalo para almoço (o Cemap estará aberto à visitação pública no horário de almoço)
25/10 Sábado – Vespertino
Ciclo de palestras:
Reflexão sobre os processos educativos que contribuem para a inclusão
14h às 15h
TEMA: “Como desenvolver a autoestima de alunos com transtornos e deficiências”
15h às 16h
TEMA: “Inovações dos Equipamentos Terapêuticos para alunos público-alvo do AEE- Atendimento Educacional Especializado”
16h às 17h
TEMA: “Contribuições da Tecnologia Assistiva para Inclusão Escolar”
26/10 Domingo – Matutino
7:30 – coffee break
08h às 11h – Oficinas:
Oficina 1: “O Desenho Universal e sua relevância para acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.”
Oficina 2: “Plasticidade Cerebral: a importância da mediação pedagógica.”
Oficina 3: “Transtorno de conduta, leitura, escrita e cálculo: o que fazer com os alunos sem deficiência que não aprendem.”
Oficina 4: “Como trabalhar a inclusão nas escolas dos alunos do 6º ao 9º ano.”
Oficina 5: “Manejo de sala de aula: Técnicas Cognitivo Comportamentais para lidar com os distúrbios de comportamento.”
11h- Entrega de certificados e encerramento.
Fonte: Últimas Notícias