fbpx
jc1140x200

Formiga – Saae inicia racionamento de água por causa da estiagem

A cidade de Formiga iniciou nesta quarta-feira (17) o racionamento no fornecimento de água. De acordo com a Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a medida foi adotada por causa da queda no nível da barragem de captação e o aumento do consumo. Além do racionamento, será realizado o reparo de vazamentos na rede e fiscalização do uso da água ao longo do rio.

O racionamento de água será das 8h às 20h e vai abranger cinco sistemas de abastecimento da cidade. A medida é por tempo indeterminado, podendo sofrer adequações de acordo com a necessidade.

Alguns bairros, no entanto, não serão afetados pelo racionamento. O Sistema Rosário, por exemplo, que abastece os bairros Rosário, Lajinha, Ramiro Batista, Quartéis, Nossa Senhora de Lourdes, Alvorada, Alto da Praia, Jardim Morumbi, José Honorato de Castro, Ouro Verde, Rosa Mística, São Judas e Jardim Primavera, não terá racionamento porque já há registro de falta d’ água principalmente nos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Alvorada e São Judas e também por causa da dificuldade de recuperação do abastecimento nessas comunidades. Como a rede é antiga, se houver a interrupção do fornecimento, esses bairros podem levar dias para voltar a ter água. Assim, há dificuldades técnicas de fazer uma interrupção programada.

Os bairros que são abastecidos por poços artesianos também não passarão por racionamento. São eles: Ércio Rocha, Geraldo Veloso, Cidade Nova, São Cristovão, Coronel Balbino, Maringá, Mangabeiras e Nova Conquista.

Segundo a Saae, o nível da barragem de captação de água caiu meio metro em uma semana. Esse fato resultou na diminuição de 15% do volume de água que chega à Estação de Tratamento de Água (ETA). Outro fato é que o calor tem aumentado o consumo de água na cidade.

 

Canal de comunicação
O Saae de Formiga criou neste mês o “Fala Cidadão”, que permite a população da cidade entrar em contato com o órgão responsável pelo abastecimento de água potável e a coleta de esgoto sanitário.
A nova ferramenta foi disponibilizada no site do Saae para permitir que as pessoas façam denúncias, sugestões ou críticas. A medida visa modernizar os serviços da empresa.
Confira a escala de racionamento no abastecimento:

Horário: das 8h às 20h

Segundas e quintas – Sistema Engenho de Serra e Sistema Santa Luzia

Bairros afetados: Engenho de Serra e Santa Luzia

Terças e sextas – Sistema Cristo e Centro

Bairros afetados: Santa Tereza, Bom Pastor, Cidade Serra, Sagrado Coração de Jesus, Centro e Quartéis.

Quartas e sábados – Sistema Novo Horizonte e Sistema Picolé

Bairros afetados: Novo Horizonte, Bela Vista, Areias Brancas, Centenário, Santo Antônio, Ouro Negro, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São Luiz, Explanado do Castelo, Eldorado, Vila Didi, Souza e Silva, Elza Dinorah e Água Vermelha.

 

Fonte: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?