Formiga registra longas filas no drive-thru de vacinação nesta terça-feira (13)

Formiga registra longas filas no drive-thru de vacinação nesta terça-feira (13)

Tempo de espera e desorganização foram criticadas também por usuários.

A fila de vacinação em Formiga  causou desconforto no público que aguardava a aplicação das doses nesta terça-feira (14). A vacinação aconteceu no Parque de Exposições e moradores compartilharam registros de longas filas de carros, além de reclamarem sobre a demora no atendimento dos idosos.

Nas redes sociais, muitas pessoas reclamaram do tempo de espera e também da falta de organização. Confira abaixo alguns comentários:

O que diz a Prefeitura

A redação do Jornal Cidade entrou em contato com a Prefeitura Municipal para saber um posicionamento sobre o assunto a respeito dos questionamentos feitos por usuários nas redes sociais. De acordo com a Prefeitura,  a vacinação começou às 8h da manhã, no entanto, muitas pessoas optaram por enfrentar filas ainda de madrugada. O tempo de espera para a aplicação da dose era de no máximo 10 minutos, mas a Prefeitura ressalta que 415 doses seriam aplicadas.

O local de vacinação foi mudado pois o sistema de agendamentos tem apresentado problemas e em relação à desorganização na distribuição de senhas, foi informado que os atiradores do Tiro de Guerra do município auxiliaram na organização da fila. “Os atiradores do Tiro de Guerra de Formiga auxiliaram na organização da fila e distribuição de senha. Mais uma vez destaco que algumas pessoas, por opção, resolveram continuar na fila para tentar se vacinar, mesmo após terem sido informadas que já não havia mais doses disponíveis ontem,” explicou.

Público alvo

De acordo com a Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 8.853 doses de vacina contra a covid-10. Cerca de 92% da quantidade recebi já foram aplicadas no público-alvo, imunizando assim 8.150 pessoas. Foram disponibilizadas 415 doses para a vacinação em formato drive-thru no Parque de Exposições para a vacinação de idosos com idade a partir de 67 anos, outras 25 doses foram destinadas para forças de segurança do município. 

Doses em quantidade menores

A Administração Municipal informou que receberam frascos de vacinas com quantidades menores de imunizantes que estão descritas na embalagem e informou ainda que isso tem acontecido em outras cidades e estados do Brasil.

A Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado com margem de segurança na quantidade de disponibilidade de doses, isso porque frascos de vacinas com quantidades menores de imunizante que as descritas na embalagem foram identificados na cidade. A situação já foi notificada a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e outras cidades da região e do Brasil, já identificaram o mesmo problema. A Anvisa afirmou que observou um aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas da vacina e que os relatos estão sendo investigados como prioridade pela área de fiscalização da agência.

Netwise

Foram recebidas 715 doses para a aplicação da 1ª dose, sendo que 690 serão disponibilizadas para continuar a imunização de idosos com 67 anos ou mais e 25 para as forças de segurança e salvamento. Já em relação à 2ª dose, foram recebidas 6.133 doses, sendo que 2.388 pessoas já receberam foram vacinadas. Nesta quarta-feira (14), chegaram mais 550 doses para aplicação da 2ª. A Prefeitura ressalta que para a aplicação da 2ª dose é necessário aguardar os prazos diferentes de acordo com o fabricante da vacina; “Quem recebeu a Coronavac, a segunda dose será aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira dose. Quem foi imunizado com a Astrazeneca, recebe a segunda dose em 90 dias.”

O sistema de agendamentos está suspenso até que o problema seja resolvido. Em nota enviada ao Jornal Cidade pela Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, “na próxima etapa de vacinação, programada para a próxima semana, será disponibilizado o sistema de cadastramento. Após a conferência dos dados, será disponibilizado o dia, horário e local de vacinação.”

Cronograma de vacinação conforme divulgado pela Prefeitura Municipal
  • Quarta-feira (14): Os idosos poderão comparecer, sem agendamento prévio, em um dos CINCO pontos de vacinação, sendo eles: Vila Didi; Diego Souto; Souza e Silva; Bela Vista e Geraldo Veloso no horário de 08hs às 15hs. Os idosos deverão levar documento de identificação. Quem não estiver dentro da faixa etária estipulada (67 anos ou mais), não será vacinado.
  • Quinta-feira (15): Os idosos poderão comparecer, sem agendamento, em um dos QUATRO pontos de vacinação, sendo eles: Vila Didi; Diego Souto; Souza e Silva e Bela Vista, no horário de 08hs às 12hs. Os idosos deverão levar documento de identificação. Quem não estiver dentro da faixa etária estipulada (67 anos ou mais), não será vacinado.
  • Sexta-feira(16): A Secretaria Municipal de Saúde informa, que na próxima etapa de vacinação, programada para a próxima semana, será disponibilizado o sistema de cadastramento. Após a conferência dos dados, será disponibilizado o dia, horário e local de vacinação.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄