fbpx
jc1140x200

Formiga – Gestão Ambiental firma parceria para recuperar nascentes de rios

Com a situação alarmante em que estão os rios e córregos que cortam a cidade, problema que vem se agravando ao longo dos anos e atingiu um nível com o período de estiagem, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental divulgou, nesta semana, que buscará meios para recuperar as nascentes dos Rios Formiga e Mata Cavalo. Esse trabalho também faz parte dos esforços da administração municipal para garantir o abastecimento de água em Formiga.

O trabalho será feito por meio de uma parceria com a empresa VLI (Valor da Logística Integrada).

As ações de recuperação das nascentes foram divididas em duas etapas. Na primeira, sob responsabilidade da secretaria, estão sendo cercadas as áreas onde serão plantadas as mudas, a fim de evitar o pisoteamento do local por animais e garantir a proteção desses locais. Esta etapa já está praticamente concluída.

No segundo momento, será feito o plantio de espécies adequadas para regiões de nascentes. Esse trabalho será realizado pela ONG Nordesta, contratada pela VLI. A quantidade de mudas ainda está em estudo.

O secretário municipal de Gestão Ambiental, Jorge Zaidam, visitou as nascentes dos rios. “Houve muito desmatamento no entorno para fins de plantio de eucalipto e para pastagens. Ficou preservado apenas o espaço das nascentes. Espero que, com essa ação da secretaria em conjunto com a VLI, possamos, em caráter emergencial, melhorar a produção de água nas nascentes”, comentou o secretário.

De acordo com nota da Prefeitura, a VLI fez um termo de acordo com a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, sem ônus (gastos) para o Município. Além das nascentes dos rios, será recuperada também uma nascente localizada no Parque do Jequitibá.

Fonte: Últimas Notícias

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?