fbpx
jc1140x200

Formiga – Cirurgia que previne derrame é realizada na Santa Casa

Com equipamentos de ponta e recentemente inaugurado, o serviço de Medicina Cardiovascular da Santa Casa conta com equipes médicas especializadas, as quais realizam procedimentos e cirurgias de alta complexidade.

O novo procedimento feito é a Angioplastia Carotídea, coordenada pelo hemodinamicista Dr. Eduardo Falchetto e o neurocirurgião e especialista em neurorradiologista intervencionista, Dr. Alexandre Cordeiro Ulhõa.

Dr. Eduardo Falchetto e Dr. Alexandre Ulhõa
Dr. Eduardo Falchetto e Dr. Alexandre Ulhõa

De acordo com Dr. Alexandre, a Angioplastia Carotídea é uma cirurgia que utiliza da tecnologia endovascular, ou seja, usa a própria artéria como caminho para tratar a lesão, que, nesse caso, apresenta uma obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro. “A cirurgia realiza a abertura do vaso com uma prótese, o stent (prótese metálica), que mantém a artéria aberta, com isso, é possível reestabelecer o fluxo sanguíneo normal para o cérebro, evitando, assim, o Acidente Vascular Cerebral – AVC, mais conhecido como derrame”, detalha.

[pull_quote_left]É um avanço importante no tratamento das doenças vasculares cerebrais, pois trata-se de um procedimento minimamente invasivo, com menores riscos e melhor retorno à vida normal – em menor tempo”. O médico ainda ressalta que, nos últimos dez anos,[/pull_quote_left]

Dr. Alexandre ainda explica que a cirurgia é bastante segura e as chances de uma vida mais prolongada são bem maiores. “É um avanço importante no tratamento das doenças vasculares cerebrais, pois trata-se de um procedimento minimamente invasivo, com menores riscos e melhor retorno à vida normal – em menor tempo”. O médico ainda ressalta que, nos últimos dez anos, conforme dados do Sistema Único de Saúde – SUS, o Brasil é o país com maior causa de mortalidade e morbidade de Acidentes Vasculares Cerebrais.

O médico e coordenador do serviço de Hemodinâmica da Santa Casa, Dr. Falchetto, explica que os procedimentos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que conta com a presença de profissionais especialistas, de Enfermagem e, alguns casos, técnicos, para operar a máquina. O tempo médio de uma cirurgia de angioplastia gira em torno de 30 a 40 minutos. Após, o paciente é encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI, onde permanece em observação.

A Cirurgia de Angioplastia Carotídea na Santa Casa de Formiga é realizada para pacientes de convênios e particulares. Porém, a Administração tem discutido com o Estado o credenciamento do serviço para os pacientes do SUS.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Formiga.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?