fbpx
jc1140x200

Formiga – Captação de água chega ao menor nível da história

Segundo órgão, vazão diminuiu de 187 para 115 litros por segundo.
Saae adotou o racionamento e se reuniu com produtores rurais.

 

 

O nível de captação da água chegou ao menor nível da história nesta sexta-feira (3) em Formiga, segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). De acordo com o órgão, a vazão normal de chegada de água é de 187 litros por segundo. Nesta sexta, a vazão diminuiu para 115 litros. Para isso, foi adotado um novo racionamento de água no município, a partir da próxima semana (Confira lista abaixo).

A situação chama atenção desde o último mês, quando o órgão emitiu um sinal de alerta para desperdício de água. Na época, um racionamento no fornecimento de água foi feito por causa da queda no nível da barragem de captação e o aumento do consumo. Também foi realizado o reparo de vazamentos na rede e fiscalização do uso da água ao longo do rio.

O Saae ainda criou o “Fala Cidadão”, que permite a população da cidade entrar em contato com o órgão responsável pelo abastecimento de água potável e a coleta de esgoto sanitário. A nova ferramenta foi disponibilizada no site do Saae para permitir que as pessoas façam denúncias, sugestões ou críticas. A medida visa modernizar os serviços da empresa.

Para garantir o fornecimento, o Saae anunciou uma série de medidas, incluindo campanhas de conscientização. O Saae também adotou o racionamento de água e se reuniu com produtores rurais acima da captação para diminuírem a irrigação.

 

Confira a escala de racionamento:

Segunda e quinta, das 8h às 20h – Sistema Engenho de Serra e Sistema Santa Luzia
Bairros Engenho de Serra e Santa Luzia

Terça e sexta, das 8h às 20h – Sistema Cristo e Centro
Bairros Santa Tereza, Bom Pastor, Cidade Serra, Sagrado Coração de Jesus, Centro e Quartéis.

Quarta e sábado, das 8h às 20h – Sistema Novo Horizonte e Sistema Picolé
Bairros Novo Horizonte, Bela Vista, Areias Brancas, Centenário, Santo Antônio, Ouro Negro, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São Luiz, Explanado do Castelo, Eldorado, Vila Didi, Souza e Silva, Elza Dinorah e Água Vermelha.

 

Fonte: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?