fbpx
jc1140x200

Força de Vontade

É a força de vontade que nos motiva e nos dá energia para nos movermos em busca de nossos objetivos. A certeza e o desejo intenso de se conseguir algo nos trazem mais energia e coragem para enfrentarmos os obstáculos que por ventura apareçam no caminho. Por isso podemos afirmar que a força de vontade é fundamental em um processo de busca e concretização de objetivos. Mas será que ela é suficiente?

Muitas pessoas tentam emagrecer e não conseguem. Tentam parar de fumar e não conseguem. Na maioria das vezes até conseguem por um tempo, mas de repente alguma coisa (a qual não conseguem explicar) acontece e voltam ao ponto zero.

No senso comum, as pessoas já tem na ponta da língua uma explicação para isso: “Fulano não tem força de vontade. Se tivesse teria conseguido.”. Ledo engano. A força de vontade é muito importante, mas não é suficiente. Julgar aquele que tenta e não consegue utilizando-se de tal argumento não se justifica. Muitas pessoas desejam sim profundamente e se esforçam para atingirem seus objetivos, mas já meio do caminho algo acontece e lhe impede de chegar à reta final. O autoconhecimento alcançado através da psicoterapia cria condições que facilitam a identificação deste algo que até então é desconhecido pela própria pessoa.  Ao identificar a pedra que de fato lhe impede de seguir adiante é possível também desenvolver condições de retirá-la do caminho e dar o próximo passo em busca da real concretização do sonho.

Luciene Morais Batista é psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Especializando em Terapia Comportamental Cognitiva pela mesma instituição em que se formou.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?