fbpx
jc1140x200

Festival do Peixe 2017 é lançado oficialmente e já tem data confirmada

O lançamento aconteceu no Lagoa Flat

Foi realizado no dia 6 de julho o lançamento oficial do Festival do Peixe 2017. O evento aconteceu no salão do Lagoa Flat Hotel e contou com a presença de diversos proprietários de bares e restaurantes de Lagoa da Prata, representantes da prefeitura municipal, Senac, ACE/CDL, Sicoob Lagoacred e Sicoob Crediprata.

O chefe de cozinha Thiago Emílio Caixeta de Ávila, proprietário do restaurante San Thiago, em Araxá, professor de gastronomia na Universidade de Franca/SP, consultor na empresa Bem Brasil Alimentos e consultor de restaurantes, realizou uma palestra sobre a valorização dos produtos locais, aproveitamento da sazonalidade, inovação e confort food, que nada mais é aquela comida que traz o aconchego e mexe com as memórias afetivas.

Na ocasião, Thiago ministrou um rápido workshop com sugestões para a preparação dos pratos tanto para o festival quanto para o dia a dia dos restaurantes. “Estou muito satisfeito de estar em Lagoa da Prata pela segunda vez, pois através do Senac Minas eu morei seis meses aqui. Esse evento, em especial, é muito bacana e estou aqui para ajudar através da minha experiência. É muito importante festivais assim que valorizam um prato local e é mais importante ainda que os empresários valorizem este produto e outros produtos locais”, disse.

Chefe de cozinha, Thiago Ávila ministrou um rápido workshop sobre preparação dos pratos

A gerente de Ponto de Atendimento do Sicoob Crediprata, Sabrina Morais, falou sobre as oportunidades e viabilidades de crédito que a cooperativa oferecerá aos empresários “Este ano somos patrocinadores exclusivos do Mapa do Sabor e daremos uma premiação de mil reais na ‘Saideira’ do evento. Além disso, daremos uma premiação de 400 reais para o garçom que tiver a votação como melhor atendimento, 400 reais para o dono do estabelecimento também, e faremos um sorteio de 500 reais para quem utilizar o cartão do Sicoob Crediprata”, afirmou.

Ponto de Atendimento do Sicoob Crediprata, Sabrina Morais

De acordo com um dos organizadores do evento, Antônio Cláudio Pereira, o Tatau, muitas novidades farão parte do evento de 2017. “Esse ano damos um novo sentido ao festival através do apoio do Governo do Estado em relação à ‘Saideira’ e dessa vez em um formato que sempre sonhamos. Faremos um evento aberto e com a presença dos bares participantes. Será uma grande festa com shows, workshops e oficinas do Senac. Também, este ano, abordaremos a temática do meio ambiente para que os peixes nativos voltem, entre outras atividades, como o 1º Seminário de Pesca”, afirmou.

De acordo com o organizador
Tatau, Festival do Peixe receberá apoio do Governo de Minas

Segundo Ivan Dias, um dos coordenadores do evento, os bares e restaurantes participantes são: Kenko, Copacabana, Lanos, Tropicália, Original, Restaurante 2002, Bar do Mizael, Stone Rock Bar e Bombar. “Além do marketing nós traçaremos estratégias para que os bares e restaurantes cresçam junto com o festival”.

Ivan Dias, um dos coordenadores
do evento

Depoimentos

“O Festival do Peixe é um ótimo negócio para nós, donos de bares e restaurantes. Sou um dos pioneiros no festival. O prato do evento já foi criado, mas será surpresa, temos que aguardar. A venda do peixe aumentou bastante por causa do festival. Graças ao evento mantenho meu bar aberto e ainda consegui ampliar o meu estabelecimento” – Mizael Cabral Malaquias e esposa Vanda, do bar do Mizael

Mizael Cabral Malaquias e esposa Vanda, do bar do Mizael

“Eu fiquei muito tempo ausente devido ao trabalho, mas nunca deixei minhas raízes. Eu trouxe um empreendimento como o Lagoa Flat Hotel e agora o restaurante, que será inaugurado no final de julho exclusivamente para o Festival do Peixe, para contribuir com a cidade, criando oportunidades de empregos. O reflexo que o festival traz para nós é muito importante, é geração de emprego e união de pessoas. Para mim, não existe uma competição, mas aquele que ganhar representará todos nós que contribuímos com Lagoa da Prata. Quero aprender, com toda a humildade, a oferecer serviços de qualidade. Aqui é um lugar em que quero que as pessoas se sintam acolhidas” – Gilberto Silva, proprietário do Lagoa Flat Hotel e Restaurante 2002.

Gilberto Silva, proprietário do Lagoa
Flat Hotel e Restaurante 2002

 

Confira a programação completa:

  • 20 de Julho – Primeiro Seminário de Pesca de Lagoa da Prata

Numa iniciativa do Festival do Peixe, autoridades, ambientalistas, empresas e associações de pescadores farão uma assembleia para tratar de vários assuntos relativos ao meio ambiente e lagoas de nossa cidade. Dentre as discussões, a implantação de tanques rede em lagoa da prata como forma de geração de empregos e maior produção de peixes na cidade.

Local: Lagoa Flat Hotel = horário: 19 horas

  • 25 de julho – Reunião com bares participantes

Reunião com proprietários de bares para tratar de promoções dentro do circuito gastronômico como também da saideira.

Local: Lagoa Flat Hotel –  Horário: 14 horas

  • 06 de Agosto – TORNEIO DE TRUCO

Truqueiros se reúnem para o maior torneio da região com prêmio de até 4 mil reais em dinheiro para os vencedores.

Local: Praça de Esportes Leopoldo Bessone – Horário: 8 da manhã

  • 09 de Setembro – CAMPEONATO DE PESCA

A praia de Lagoa da Prata é aberta a pescadores desportistas de todo estado para o campeonato de pesca esportiva com barracas beneficentes e prêmio diversos a quem pegar os maiores peixes e ajudar na despoluição da lagoa.

Local: Praia de Lagoa da Prata – Horário: 7 da manhã

  • 07, 08 e 09 de setembro – A SAIDEIRA

Nestes três dias, bares participantes juntamente com uma programação voltada a gastronomia e cultura se juntam para o encerramento do Festival do Peixe. No sábado dia 09 estaremos premiando os grandes vencedores de 2017

Local: Praça de Eventos de Lagoa da Prata

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?