fbpx
jc1140x200

Festival DaRua será realizado no próximo sábado em Lagoa da Prata

A saga dos skatistas de Lagoa da Prata por uma pista própria é antiga e faz ver a vontade e seriedade com que se organizam para exigir, em coro e uníssono, respeito ao esporte e seus adeptos.

Em novembro do ano passado, quando acontecia o 1º E-Cult, Julio Mota estreou o pSq (Projeto Skate na Quadra): levou para a Praça de Eventos uma pista móvel que permitiu aos iniciantes e veteranos uma prática mais profissional do skateboard. Foi uma oportunidade ímpar para ver o quão popular era o esporte.

Já faz tempo que um grupo de adeptos à prática esportiva vem se articulando para viabilizar a construção da aguardada e – porque não? – estimada pista. Ao que parece o sonho está perto de ser realidade, em concreto.

O E-Cult sente a força que tem o esporte em toda região: foi testemunha da quantidade de atletas (de diversas cidades) que participaram da 1º Competição de Skate da cidade, organizada pelo pSq nesse 2013. E é em parceria com este coletivo que será realizado, em 14 de setembro, o DaRua: evento que ambiciona trazer  para Lagoa da Prata diversas modalidades de cultura e esportes nascidos desta mesma mãe.

O DaRua abre o leque de possibilidades e aproveita a chance de trazer boa parte de uma conjuntura de cultura urbana que, nos anos 1970, ganhou o nome de hip-hop: trará rap, break dance, basquete, skate, grafitti para a mesma praça de Eventos que viu o suor e sangue de cada um dos que utilizaram tão bem o espaço em novembro do ano passado. Não só para eles. Toda cidade poderá comungar da diversidade que há na rua, da inegável cultura dela nascida. É tempo de usar a cidade, é tempo de ocupar as ruas!

Para realizar ‘Festival DaRua, cultura de rua’, o E-Cult reafirma velhas parcerias: o Coletivo Nexalgum, a Fundação Futura e, outra vez, o pSq. Apostando mais uma vez no intercâmbio cultural – como foi no Poesia no Talo, quando, principalmente, poetas formiguenses marcaram presença -, o evento contará com a participação de grupos da capital mineira que há muito tempo se dedicam às ruas e sua cultura tão própria.

Impossível terminar este texto sem citar João do Rio: “(…) a rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma!”.

O ‘Festival DaRua, cultura de rua’, acontecerá no dia 14 de setembro, sábado, a partir das 11 horas.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?