fbpx
jc1140x200

Festa de Reinado comemora 105 anos em Lagoa da Prata

Foto: Waldeci Silva

A Festa de Nossa Senhora do Rosário acontece entre os dias 7 e 9 de setembro, em Lagoa da Prata, e é organizada pela irmandade dos Devotos de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Este ano a festa irá completar 05 anos e deve contar com a participação de 15 guardas. Os festejos religiosos do Reinado fazem parte da cultura de mais de 300 municípios mineiros, de acordo com o setor de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais.

César da Silva participa das comemorações e conheceu a cultura do Congado ainda na infância, hoje se declara um apaixonado. “Quando eu tinha 5 anos de idade iniciei minhas atividades no Congado, mas minha família do lado do meu pai já fazia parte havia décadas. Somos negros, descendentes de africanos que vieram para o Brasil para serem escravizados e tratados como animais. Para mim a festa é muito importante, meu bisavô José Albino foi um dos primeiros moçambiqueiros daqui, e ajudou a trazer essa cultura para nossa cidade. Sou apaixonado pela festa de Congado e pela minha etnia negra. Lutarei até os últimos dias de minha vida para levar sempre à frente o Estandarte da fé dos Congadeiros, do povo Negro, da Senhora do Rosário e aos santos negros”, enfatizou.

Para César, é uma honra participar da festa como Rei de São Benedito: “Fui coroado em 22 de fevereiro de 2003 e ser Rei de São Benedito Chico Rey é muito importante para mim. Representar o povo do Congado, meu povo negro, numa das maiores festas afro-religiosas de nossa cidade é muito gratificante. O mais bonito é ver o respeito do povo do Congado com os Reis e Rainhas”, conta.

Foto: Waldeci Silva

Fátima Tavares explica que a participação no Reinado é uma tradição familiar. “Meu contato com o Congado é desde criança, já nasci dentro dessa cultura, minha avó foi rainha Perpétua, passou esse título à minha tia Nilza, que depois foi passado a mim há alguns anos, a coroa está na família praticamente 100 anos. Fui coroada em 2002,quando minha tia faleceu, durante o velório ela foi descoroada, essa é a tradição quando um rei ou rainha morre, é descoroado durante o velório pelo Moçambique com muita oração e cantos, nesse momento é colocada a coroa na cabeça é do próximo rei ou rainha, depois de alguns dias é feita a coroação deste na Igreja do Rosário, com muita oração”, contou.

Segundo Fátima, a celebração é um momento religioso que une fé e alegria. “A festa é muito religiosa, nos confessamos antes de começar. Fazemos tudo com muito respeito a nossa Senhora do Rosário, cantamos, dançamos e ficamos em oração os quatro dias para louvarmos nossa senhora do Rosário, Jesus e São Benedito. Essa festa é de grande importância para mim e minha família, pois são muitos anos de fé, orações, realizações alegria e muitos milagres. É por isso que dançamos, louvamos, vestimos roupas bonitas para louvar e agradecermos Nossa Senhora e São Benedito”, enfatizou.

Confira a programação completa dos festejos:

Dia 07 de setembro: Sexta feira

18:00 hs: Abertura da festa com grande procissão saindo da casa do Rei Congo, na rua Joaquim Gomes Pereira e seguindo para a Igreja do Rosário.

19:30 hr: Celebração da Santa Missa, bênção das fardas e homenagem a São Benedito, Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Dia 08 de setembro: Sábado

19:00 hs: Saída do cortejo da casa do Rei Congo para a Igreja do Rosário, homenagem a Nossa Senhora Aparecida e apresentação das guardas.

 Dia 09 de setembro: Domingo

16:00 hs: Procissão saindo da Igreja Matriz São Carlos Borromeu até a Igreja do Rosário.

19:30 hs: Missa Congo, com a participação dos congadeiros, reis, rainhas, visitantes e todo povo de Deus, em seguida homenagem a São Benedito.

Dia 10 de Setembro: Segunda feira

18:00 hs: Saída do cortejo da casa do Rei Congo na rua Joaquim Gomes Pereira.

19:30 hs: Missa Mariana, homenagem dos congadeiros a Nossa Senhora do Rosário, descida das bandeiras santas e encerramento da festa na Igreja do Rosário.

Foto: Waldeci Silva
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?