fbpx
jc1140x200

Fausto Pereira firmou compromisso de avaliar recursos e aumentar contrapartida financeira para a unidade de saúde

Por: Elias Costa

Preocupado com os problemas financeiros que têm afetado o Hospital São João de Deus em Divinópolis e sabendo da sua importância estratégica para a rede que abrange cerca de 50 municípios da região centro-oeste, o deputado federal Jaiminho Martins (PSD) se reuniu, na tarde da última terça-feira (3/03), com o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, para tratar dos problemas da unidade de saúde.  “O HSJD é a maior instituição de saúde do centro-oeste mineiro. Ele atende centenas de cidades e não pode em hipótese alguma ficar nas condições precárias em que está”, argumentou Jaiminho.

Também participaram da reunião o promotor de Justiça Sérgio Gildin, o presidente da comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Edmilson Andrade (PT), além do superintendente do HSJD, Afrânio Emílio de Carvalho e o diretor da Dictum, Áriston da Silva, que fizeram uma exposição da atual situação da unidade de saúde e os problemas enfrentados ao longo dos últimos meses.

[pull_quote_left]O secretário ficou de analisar juridicamente e economicamente o que é possível fazer para apoiar os projetos, antecipando investimentos já previstos e realizando, por exemplo, a complementação dos serviços de maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que são de extrema importância.[/pull_quote_left]

Ao final do encontro, o secretário Fausto Pereira, fez um compromisso de reavaliar todas as fontes de recursos que estado tem garantindo ao HSJD, analisar as formatações jurídicas para que o Estado possa aumentar a contrapartida financeira e, em breve, realizar uma visita para acompanhar as medidas de recuperação. “O secretário ficou de analisar juridicamente e economicamente o que é possível fazer para apoiar os projetos, antecipando investimentos já previstos e realizando, por exemplo, a complementação dos serviços de maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que são de extrema importância. Para ser uma idéia, o hospital tem ativos para receber junto ao Ministério da Saúde (MS), em torno de R$ 3 milhões, referentes ao Incentivo a Contratualização (IAC) retroativo. Nossa expectativa é de que com esta suplementação possam ser reativados os 10 leitos da UTI que foram fechados recentemente”, informou Jaiminho. 

Chegada do 2º Acelerador Linear  

Foto01 - DivulgaçãoAinda no encontro, o deputado federal Jaiminho Martins informou que o 2º acelerador linear da Acccom (Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas), entidade que atua em parceria com o Hospital São João de Deus por meio do Hospital do Câncer, foi liberado e já esta no Porto Seco da cidade de Betim. ” Após inúmeros entraves burocráticos conseguimos liberar o equipamento por meio de uma liminar que isentou o pagamento de taxas e tributos por se tratar de uma instituição filantrópica. Esperamos que nas próximas semanas ele já seja instalado em Divinópolis, dobrando a capacidade de atendimentos em radioterapia. Fico feliz pois é uma luta de alguns anos. O primeiro acelerador linear da Acccom foi adquirido por meio de emenda de minha autoria, mas ele já esta bastante sobrecarregado. O segundo equipamento, também adquirido por meio de uma emenda parlamentar minha, trará uma nova perspectiva de atendimento aos pacientes”, afirmou. 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?