fbpx
jc1140x200

FARASVEC realiza campanha para arrecadar materiais para confecção de artesanatos

Os objetos artesanais são produzidos pelos internos da entidade como forma de terapia

A Fundação e Associação para Reintegração e Assistência Social a Viciados e Carentes (Farasvec) está  realizando uma campanha para arrecadar materiais para a confecção de artesanatos feitos pelos internos da instituição. Atualmente, eles utilizam papel sulfite, tintas, tecidos e papel higiênico para a confecção de quadros. Esse processo é chamado Laborterapia (terapia ocupacional). O artesanato faz parte de uma das terapias que a entidade oferece para os internos com o objetivo de ajudá-los a trabalhar a criatividade e ocupar a mente.

Raimundo Alves Filho, coordenador da FARASVEC.
Raimundo Alves Filho, coordenador da FARASVEC.

De acordo com o coordenador da instituição, Raimundo Alves Filho, a doação, seja qual for, é muito  importante para a manutenção dos trabalhos. “Quando a pessoa chega para se tratar da dependência química, nos três primeiros meses passa pelo processo de desintoxicação, e nessa fase a ansiedade é acentuada. As atividades manuais acabam por diminuir essa ansiedade. Hoje eu tenho residente que faz um trabalho maravilhoso com papel A4, outro trabalhava com palitos de picolé, cada um que chega tem habilidades para coisas diferentes. O material feito pelos internos não são comercializados. Depois que acaba o tratamento eles levam a maioria, alguns ficam na instituição. Se alguém quiser doar papel que não usa mais, rascunho, palitos de picolé, é muito importante esse tipo de material”, afirmou.

A Farasvec foi fundada no dia 23 de março de 1988 e tem o objetivo de apoiar, recuperar e ajudar as pessoas carentes em todas as áreas. Desde a sua fundação a entidade tornou-se uma instituição que trabalha com o tratamento para a desintoxicação do dependente químico no uso nocivo do álcool e outras drogas. “Oferecemos aos internos os cuidados básicos, alimentação, consultas médicas, dentista em casos de emergência,  atendimento psicológico, social e familiar e oferecemos também o lazer, temos um campo de futebol. Os internos têm atividades terapêuticas desde a hora em que eles se levantam até a hora em que vão dormir. Temos um cuidado com a saúde física, emocional e espiritual. Esse momento de espiritualidade faz parte do  tratamento, é o momento deles com eles mesmos. A família é parte fundamental do processo de recuperação”, destacou. Raimundo também frisou que a entidade recebe subvenção municipal e mantém parceria com o governo federal, mas que ajuda nunca é demais, visto que manter a instituição gera um custo alto.

FAÇA SUA DOAÇÃO

Atualmente a instituição está localizada na Fazenda Bom Jardim dos Cristais , em Grotadas (Lagoa da Prata), tendo o seu escritório localizado na Avenida Brasil, 904, Em Lagoa da Prata. Telefone: 3261-2547/9966-5676 (Raimundo).

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?