fbpx
jc1140x200

Exame descarta febre amarela em mulher de Lagoa da Prata

Secretário de Saúde, Geraldo de Almeida

Secretário de Saúde Geraldo de Almeida alerta que é preciso redobrar a atenção no combate ao mosquito transmissor

O exame feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para diagnosticar uma suspeita de febre amarela em uma mulher de Lagoa da Prata deu negativo. A paciente, de 60 anos, mora no bairro Nossa Senhora das Graças e estava internada desde o dia 6 de fevereiro, quando deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Lagoa da Prata.

A suspeita, segundo o secretário, se deu por meio dos sintomas clínicos apresentados pela mulher, que eram compatíveis com febre hemorrágica e febre amarela.

Mesmo com o resultado negativo, o município está em estado de alerta por ter encontrado um mico morto na área urbana. O corpo do animal foi levado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência em febre amarela. Macacos mortos também foram encontrados nas cidades de Japaraíba e Santo Antônio do Monte.

Segundo o secretário de saúde, Geraldo de Almeida, o resultado negativo foi comemorado pela secretaria. “Essa foi uma ótima notícia para o município. Lagoa da Prata continua sem casos de febre amarela, mas nós temos que manter a atenção redobrada no combate ao vetor, que é o mosquito transmissor. O Estado vive um surto da doença e a única forma de prevenir é eliminando os focos do mosquito e cuidando da vacinação”, afirmou.

Almeida ainda destacou que o esquema de vacinação será mantido e o combate ao mosquito transmissor também será intensificado. “O importante é que cada cidadão cuide do seu espaço, da sua moradia, pois 80% dos focos estão em residências. É preciso que haja uma ação efetiva do cidadão cuidando da sua própria casa eliminando possíveis criadouros de mosquitos”, destacou.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?