fbpx
jc1140x200

Eu NÃO PRECISO de terapia! | Artigo

Tenho observado que muitas pessoas que se encontram em sofrimento e que poderiam se beneficiar de um processo psicoterapêutico insistem em dizer: “Eu não preciso de terapia!”. Em geral, elas justificam que quem precisa de terapia é a pessoa com a qual estão com problemas de relacionamento. Assim, por exemplo, a esposa que sofre na relação com o marido acredita que ele é quem precise de terapia. O pai que sofre na relação com a filha acredita que ela é quem precisa de terapia.

Imagine que por alguma razão seus pais não cuidaram bem de seus dentes quando você ainda era uma criança e que, por esse motivo, você agora, já adulto, está sentindo dores nos dentes. Faria sentido para você esperar que seus pais (e não você) procurasse por um dentista? Muito provavelmente diante do sofrimento você não ficaria paralisado, apenas culpando seus pais! Procuraria o apoio de  um profissional, pois compreenderia que independente das razões que levaram seus pais a não cuidarem de seus dentes, quem estava em sofrimento era você e não eles!

As pessoas costumam não pensar duas vezes antes de procurarem um dentista, mas resistem em procurar um psicólogo, pois acreditam que fazer terapia equivale a assumirem que são “a parte errada na história”. Sempre ressalto: terapia não é para quem é errado, terapia é para quem está em sofrimento! Muitos ficam sofrendo e esperando que o outro com quem se relaciona faça terapia, não se atentam para o fato de que talvez o outro não esteja em sofrimento, logo não verá a necessidade de apoio psicológico! Pode ser ainda que o outro também esteja sofrendo, mas optou por não fazer terapia. Se você está em sofrimento e esperando que o outro faça terapia ou mude de comportamento, pare e reflita: Você já pensou que pode ser que isso nunca aconteça? Repito: terapia não é para quem é errado na história, terapia é para quem se encontra em sofrimento. Atente-se para isso!


Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799 Psicóloga Clínica – Especializada em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG Fones (37) 9 9869-9964 (Vivo) ou 9 9142-4349 (Tim) Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?