fbpx
jc1140x200

“Eu não consigo”: a sensação de impotência frente aos objetivos

A frase “Eu não consigo” é carregada de significados e sentimentos. Ao dizê-la, as pessoas expressam a percepção que têm de sua própria incapacidade frente a um objetivo. Na maioria das vezes, tal frase vem acompanhada de uma postura de desânimo e descrença em si mesmo. Ao se verem como incapazes de alcançar um determinado objetivo, algumas pessoas desistem de vez de suas tentativas. Há ainda aquelas que depois de um tempo voltam a tentar e, por novamente não conseguirem, se sentem ainda piores. É natural que nos sintamos impotentes frente aos grandes obstáculos, no entanto, se a sensação de impotência se torna cotidiana, é hora de procurar apoio.

Eu não consigo… Eu não consigo… Eu não consigo. Muitas pessoas gostariam de se livrar dessa frase, mas de alguma forma se sentem presas à condição de incapacidade em que se encontram. Para lidar com a situação diversos aspectos precisariam ser considerados, no entanto, trataremos aqui de apenas dois desses: a reavaliação do objetivo almejado e das estratégias usadas para alcançá-lo. Algumas vezes, o que acontece é que as pessoas estabelecem para si mesmas objetivos muito distantes de sua realidade e por isso praticamente impossíveis de serem atingidos. Em outros casos, o problema está em tentarem resolver a situação sempre da mesma maneira, ainda que tal maneira não apresente os resultados desejados. Avaliar e rever os objetivos e estratégias talvez não sejam o suficiente, mas certamente já é um bom começo para quem deseja substituir o “ Eu não consigo” pela real mudança.

Luciene Morais Batista é psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Especializando em Terapia Comportamental Cognitiva pela mesma instituição em que se formou.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?