fbpx
jc1140x200

Etapa regional do JEMG será realizada em Lagoa da Prata

Lagoa da Prata será uma das seis cidades do Estado que sediarão as etapas regionais dos Jogos Escolares de Minas Gerais – o município já havia recebido a etapa microrregional. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Esportes e mostrou à Secretaria Estadual de Esportes que a cidade oferece ginásios, logística e alojamentos para sediar o evento.

O Secretário de Esportes, Gilfar Alves, comemorou a escolha de Lagoa da Prata e falou sobre a importância dos jogos. “O JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais. É uma competição esportivo-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. O objetivo dos jogos é propiciar o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. Mais de 1000 atletas estarão aqui em nossa cidade, aquecendo a economia durante esse período. Bares, restaurante, lojas, vendedores autônomos, padarias, todo mundo ganha com essa iniciativa da Secretaria de Esportes e da Prefeitura Municipal. Posso dizer que vai aumentar a arrecadação do ICMS esportivo, fomentar o intercâmbio esportivo e as belezas de Lagoa da Prata serão divulgada para todo estado”, afirmou Gilfar.

[pull_quote_right]O JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais. É uma competição esportivo-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios.[/pull_quote_right]

O JEMG

Os jogos acontecem em quatro etapas, que acontecem em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2003, 2002 e 2001) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2000, 1999 e 1998).

Jogos-que-aconteceram-durante-o-JEMGA 1ª Etapa é municipal, realizada em cada município. Em Lagoa da Prata, os campeões das modalidades no JELP, realizado no ano anterior, classificam-se para a etapa microrregional.

A 2ª etapa é microrregional, realizada em 47 microrregiões de cada superintendência. Os campeões são classificados para a fase seguinte.

A 3ª etapa é regional, realizada em 6 regiões do estado, nas regiões Centro, Sul, Norte, Triângulo, Vale do Aço e Zona da Mata. Lagoa da Prata será sede da região Centro. Os jogos acontecerão nos dias 22 a 27 de junho.

A 4ª etapa é a estadual, na qual participam os com os campeões da etapa regional.

As modalidades disponíveis no JEMG/2015 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

As equipes campeãs e os atletas campeões da etapa estadual são classificados para as Olimpíadas Escolares Brasileira. “Em Lagoa da Prata já tivemos vários atletas da modalidade de Atletismo, campeões na etapa estadual e classificados para as olimpíadas, podemos citar a Núbia Soares, a Alexandra Maria e vários outros”, destacou Alves.

Números

Mais de 160 mil alunos participantes
8 mil professores
16 mil profissionais envolvidos
3 mil empregos diretos
8 mil indiretos
Cerca de 500 mil espectadores.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?