fbpx
jc1140x200

Esporte Municipal de Lagoa da Prata volta a engrenar após investimentos

Investir em estrutura também é importante tanto quanto em projetos, pois só assim é possível garantir a funcionalidade e continuidade destes.

Lagoa da Prata tem se destacado quando se fala em esportes. Cidade berço de atletas, o município tem esportistas disputando campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Porém, só talento não faria com que esses meninos e meninas alçassem voos, pois é necessário contar com transporte, hospedagem e suporte, o que passou a ser viabilizado nos últimos tempos pela Prefeitura do município. “

Temos a consciência da importância de investir no Esporte, pois o investimento no esporte consequentemente gera economia na Saúde pública. O esporte é preventivo, tanto na saúde quanto socialmente. E o jovem que pratica esportes, além de da questão da saúde, está menos propenso ao envolvimento com drogas e criminalidade. Um exemplo disso são os resultados alcançados no atletismo, natação, mountain bike, artes marciais e diversas outras modalidades que anteriormente não tinham o devido suporte do poder público. Além do Bolsa Atletas, os lagopratenses tem apoio no transporte para competições, e isso só foi possível graças ao empenho e dedicação de toda a equipe da Secretaria de Esportes.”, disse o prefeito Di Gianne Nunes.

 

Bolsa Atleta

O projeto ‘Bolsa Atleta’ tem sido um dos pilares para diversos jovens lagopratenses que, muitas vezes desistiam ou ficam à beira de desistir do esporte por falta de condições financeiras para bancar o necessário, e até mesmo o básico. A cidade possui diversos atletas em potencial e muitos já consagrados de alto rendimento. Di Gianne também falou sobre a importância do programa e enfatizou que a gestão municipal dobrou o número de bolsas para 2022.

“Passamos de 30 para 60 atletas contemplados com o Programa Bolsa Atleta Municipal. O valor passou de 90 para 175 mil reais investidos no programa para o ano de 2022. Esse dinheiro é repassado diretamente para os atletas de maior idade e para os pais dos atletas que ainda não completaram a maior idade. Esse subsídio é utilizado para a melhoria do rendimento do próprio atleta, uma vez que os atletas podem utilizar o recurso para inscrição em torneios, hospedagem, alimentação, compra de equipamentos e o que mais for necessário para melhoria do rendimento. Para receber a bolsa os atletas têm que realizar a inscrição e comprovar rendimento considerável na modalidade que pratica”, explicou.

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata / divulgação.

 

Cláudia Gonçalves é mãe do atleta de natação, João Gonçalves. Ao Jornal Cidade ela contou como tem sido a evolução do filho com o apoio do programa ‘Bolsa Atleta’.

“João tem 13 anos e participa da equipe de natação de Lagoa da Prata. Neste ano, ele começou a receber o Bolsa Atleta, sou inexperiente para falar a fundo do assunto, mas posso dizer que só vejo vantagens, pois essa renda que ele ganha todo mês ajuda nas compras de roupas, acessórios para treinos e competições, ajuda bem nas despesas, fazendo com que se dedique mais nos treinos. João sempre foi responsável em relação aos treinos e competições, mas depois que passou a receber o Bolsa Atleta essa responsabilidade aumentou”.

Cláudia ainda falou sobre a importância de os jovens estarem sendo incentivados quanto ao esporte.  “E falando em geral, é ótimo ver o esporte sendo valorizado, nossos adolescentes sendo reconhecidos e notados, com certeza isso faz a diferença na vida deles!”, finalizou.

Natação

No dia 19 de março, a Prefeitura de Lagoa da Prata e Secretaria de Esportes realizaram uma seletiva para Equipe de Natação Municipal. Em 2021, se sagrando Campeã Regional e Vice-Campeã Mineira de Natação, a equipe foi destaque. Atualmente, município conta com 50 atletas nadadores e, aproveitando dos bons resultados colhidos no último ano, a Secretária de Esportes irá aumentar o número de atletas a partir do segundo trimestre de 2022.  “Com o esforço e apoio dos profissionais da Secretaria de Esportes, ano passado nós conseguimos ótimos resultados em diversas modalidades e a natação nos surpreendeu positivamente. Creio que estamos colhendo os frutos do Programa Bolsa Atleta, que foi uma prioridade nossa em 2021 e esse ano conseguimos dobrar o número de contemplados. A seletiva para a equipe de natação vem em uma boa hora e acredito que os resultados na modalidade esse ano serão ainda melhores que ano passado. E os atletas de Lagoa da Prata podem continuar acreditando e apostando no nosso trabalho, pois no que depender da nossa gestão, o apoio ao Esporte vai continuar e não vamos deixar a peteca cair”, completou o prefeito.

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata / divulgação.

 

Programa Geração Esporte

Atualmente, a secretaria de Esportes conta também com o ‘Programa Geração Esporte’, que atende atletas de alto rendimento em natação, atletismo, basquete e inclusão. Além disso o projeto ‘Vida Ativa’, oferece hidroginástica para pessoas acima de 60 anos ou com indicação médica. Bem como o projeto ‘Movimento Saúde Para Melhor Idade’, que conta com oito núcleos em diversos bairros da cidade e oferece com ginástica acompanhada para pessoas acima de 60 anos.

 

Mais investimentos

Investir em estrutura também é importante tanto quanto em projetos, pois só assim é possível garantir a funcionalidade e continuidade destes. “Desde o início da nossa gestão, a preocupação com o esporte no município é uma prioridade. Conseguimos realizar a reforma completa da quadra do bairro Gomes, quadra do conjunto habitacional Chico Rezende, reforma da quadra Vereador Totonho na Isabel de Castro, além da reforma completa e cobertura da quadra do bairro Santa Helena”, explicou.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?