fbpx
jc1140x200

Escola Estadual José Teotônio de Castro realiza a 4ª Feira Literária

Aconteceu no dia 14 de setembro a 4ª Feria Literária da Escola Estadual José Teotônio de Castro.  Nesse ano a feira, que teve como “Lendo, escrevendo e ampliando horizontes…”, teve o objetivo de despertar a criatividade, o gosto pela leitura, levando o aluno a se transformar em um ser crítico, participativo e decisivo nas suas ações e reflexões.

O evento contou com a participação de alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. De acordo com a diretora da escola, Márcia Ribeiro, a realização da Feira Literária tem uma excelente receptividade da comunidade escolar e é ansiosamente esperada e planejada pelos alunos. “Este ano, assim como nos anteriores, tivemos uma grande visitação de pais e comunidade em geral. A feira é uma culminância de um trabalho de incentivo à leitura, que vem sendo realizado há vários anos. A escola realiza semanalmente o projeto de leitura, onde usamos 50 minutos para que todos os alunos façam leitura de vários gêneros textuais. Complementando o projeto há também o empréstimo semanal de livros literários, de livre escolha do aluno. Este incentivo à leitura tem proporcionado à escola resultado significativo nas avaliações externas, se destacando no cenário municipal, estadual e no Brasil”, afirmou.

Segundo a diretora, há uma intensa pesquisa. Os livros são selecionados por professores coordenadores de turma com a colaboração dos professores de Uso da Biblioteca, baseado em obras que os alunos leram no decorrer do ano e que despertaram o interesse. Proporcionando-lhes aprendizado significativo, objetivando a divulgação e o incentivo à leitura dos livros trabalhados. “Consideramos que a feira foi um sucesso e atingiu nossas expectativas. Todos participaram com interesse e entusiasmo, desenvolvendo um brilhante trabalho.

Durante a feira, foram abordadas várias obras literárias, entre elas literatura brasileira, estrangeira, clássicos e também alguns escritores de Lagoa da Prata. “Tivemos a visitação de alunos e professores de outras escolas do município, representante da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, escritores de Lagoa da Prata, imprensa local, pais, alunos e toda nossa comunidade escolar, com um público estimado em 5.000 pessoas”, destacou.

Ribeiro também destacou que a escola foi cuidadosamente preparada com stands que abordaram os aspectos culturais, sociais, econômicos dos temas contidos nos livros trabalhados. “Cada turma desenvolveu um trabalho de forma diferente como: declamação de poesias, decoração de cenários, cartazes, maquetes, apresentação de biografias, resumos dos livros, vídeos, música, teatro de sombra, levantamento de dados atuais sobre o tema, situando-o no contexto social”, frisou.

Destaque no IDEB

A Escola Estadual José Teotônio de Castro se destacou com o melhor resultado do IDEB/2015 do Ensino Fundamental no município, ficando com nota acima da média de MG e do Brasil, entre as escolas públicas.  (5° ano – nota 8.0/ 9 ° ano nota 5,7). ” Considero esse um brilhante resultado, assim como o resultado do PROALFA E PROEB, um merecido reconhecimento pela seriedade do trabalho desenvolvido por toda a equipe da escola, pelo compromisso de nossos alunos e também pela parceria dos pais com a Escola”, destacou.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?