fbpx

Escola Estadual de Samonte lança livro com poesia de alunos

Alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da escola se tornaram escritores e ilustradores de verdade no livro “Poesia fora da estante”.

A Escola Estadual de São José dos Rosas, localizada no Distrito de São José dos Rosas, em Santo Antônio do Monte, sob a direção da orientadora Marilia Márcia Xavier Santos, sob a organização do professor e escritor, Eli Antônio da Silva e contando com o apoio de todos os professores da escola, idealizou um projeto denominado “Poesia fora da Estante”, que tem como finalidade aproximar o leitor da literatura, principalmente a poesia e o desenho.

Alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da escola se tornaram escritores e ilustradores de verdade, dando a sua contribuição para a idealização de uma obra que será lançada nos próximos dias, o livro “Poesia fora da estante”. “De pequenos leitores a grandes escritores”.

Conforme a Escola, este livro foi elaborado no primeiro semestre de 2021 ainda sob o regime de educação remota, contou com a participação de todos os alunos e funcionários da escola.

Nas páginas deste livro também fora registrados momentos de vida dos alunos, sonhos e reflexões deste tempo atípico de isolamento e incerteza frente a pandemia da covid-19.

“Não posso conceber uma escola focada no letramento e na memorização onde o educando não passa de um coadjuvante no processo, aquele que simplesmente recebe e digere um tipo de informação como se fosse um consumidor omisso que vê a vida passando em frente seus olhos e somente a aprecia”, afirma o organizador do projeto, Eli A. Silva .

“Enquanto localizarmos os nossos alunos como simples receptores e não como sujeitos principais de mudança, estaremos potencializando a evasão escolar, alimentando a desigualdade e fomentando o desapreço à sala de aula, as vias estão aí, se é essa escola tradicional que queremos, os resultados já estão postos a mesa, das 50 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos, 10 milhões, ou seja, 20% delas, não terminam alguma das etapas da educação básica, segundo levantamento feito pelo IBGE em 2019. Ou mudamos a forma como ensinamos ou simplesmente nos entregamos as lamentações que vem se arrastando por décadas, acerca do método que adotamos”, enfatiza o professor Eli.

(Foto:  Escola Estadual de São José dos Rosas/divulgação).
(Foto: Escola Estadual de São José dos Rosas /divulgação).

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄