fbpx
jc1140x200

Entrevista – Amazona de Lagoa da Prata é Campeã Mineira

Foto: Arquivo pessoal

A amazona lagopratense Maria Fernanda Martins Ribeiro de Carvalho, de apenas 14 anos, sagrou-se Campeã Mineira CUTT Minas Race Lavizoo/ ABQM (Circuito União dos Três Tambores, Associação Brasileira do Quarto de Milha), entre os dias 4 e 5 de novembro, na cidade de  Campim Branco/MG. Maria Fernanda é filha do médico Juliano Francisco de Carvalho e Daniela Botinha Martins de Carvalho. “A paixão pelos cavalos  sempre foi uma coisa em comum na minha família, desde o meu falecido avô, que além de morar toda a vida na fazenda amava e incentivava  meu pai à prática de esportes equestres. Meu pai  praticou hipismo durante toda sua infância e juventude, também ganhando inúmeros prêmios, só parou quando foi morar fora do país para estudar”, explicou.

A atleta, que começou no esporte com apenas seis anos, iniciou com hipismo, mas se apaixonou pela modalidade dos Três Tambores. “Hoje treino com a Equipe Doma 3B, sob a coordenação do meu treinador e amigo Beraldino Lúcio, que também é grande campeão na modalidade, com inúmeros títulos nacionais. Possuo mais de 40 troféus entre a Copa do Sindicato Rural de Divinópolis, Liga Centro Oeste Três Tambores e o CUTT Minas Race Lavizoo/ ABQM”, afirmou.

Maria Fernanda ainda falou sobre a sua rotina nos treinos “é preciso de uma rotina constante de treinos, tanto do animal, quanto do competidor, e de ambos juntos, ou seja, há dias que o treino ocorre comigo e meu cavalo, há dias que meu treinador faz os treinos com meu cavalo, mas tem que haver uma constante periodicidade de treinos durante a semana, a alimentação tem que ser balanceada, sou ainda jovem o que coopera para não ter grande peso corporal, mas tenho hoje uma rotina diária também de Treinamento Funcional que é primordial minha preparação física, também sou praticante de Jiu Jitsu que me ajuda demais na minha força e flexibilidade, hoje sou condicionada fisicamente pela equipe profissional do STUDIO SPARTA treinamento físico, que capacita e prepara atletas para as mais diversas modalidades esportivas, mas a regra é frequência de treinos, dedicação e preparação física, regras básicas para ser um atleta”.

A modalidade, que ainda é pouco conhecida, segundo a atleta, se deve à falta de incentivo. “Lagoa da Prata mesmo possui um grande número de atletas em várias modalidades e que sofrem pela carência de patrocínios e divulgações, hoje caminhamos ainda em passos muito lentos para que haja uma maior repercussão da grandiosidade e da beleza que este esporte oferece, somos vários atletas aqui de Lagoa da Prata que sempre vamos a campeonatos apenas com recursos próprios, e por se tratar de uma competição que envolve homens e animais, gera uma grande despesa aos competidores, que vai desde os cuidados com os animais, transporte, aluguéis de baias nos locais das provas, suplementacões animais, hospedagem, etc. assim muitas vezes impedindo muitos atletas de terem a possibilidade da prática desta modalidade”.

A atleta também destacou a importância do esporte na vida dos jovens. “Hoje sabemos que o esporte é uma das melhores maneiras para termos uma juventude mais promissora, longe das ruas e da criminalidade, através do esporte há a União da família, acontece a geração de valores, principalmente previne para que o jovem viva um pouco a margem desta sociedade tão capitalista e digital, e coopera na criação de uma geração onde o SER vale mais do que o TER”.

Além de ser amazona, Maria Fernanda é amante de outras práticas esportivas. “Sou amante também do Volley que também passou de mãe pra filha, minha mãe jogou por muitos anos e ainda joga, faço Jiu jitsu como mencionei e estou começando Muay Thai, pois tenho vontade de ser lutadora de MMA também…(risos). Levo o esporte muito a sério e em casa somos amantes das mais diversas modalidades, como todo (a) competidor (a) pretendo crescer cada vez mais e me tornar uma campeã nacional e internacional no esportes, seja nos cavalos ou na lutas! O incentivo ao esporte deve acontecer dentro de casa, nas escolas, na ruas, nas esferas de Governo, pois através do esporte se cria  campeões para a vida; o esporte é o início de tudo aquilo que pode criar tornar e transformar as  pessoas  em pessoas de bem!!!”

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?