fbpx
jc1140x200

Entidades de Lagoa da Prata enfrentam dificuldades financeiras

Isamim (Apae), Cali (Sec. Assistência Social), Rosilene (AFA) e Ludmila (SOS) comentaram sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelas entidades.

As entidades de Lagoa da Prata têm enfrentado dificuldades financeiras em 2016. Segundo representantes de três instituições (SOS, Apae e AFA) ouvidas pelo Jornal Cidade, a crise econômica fez com que as doações voluntárias caíssem pela metade em relação ao ano passado e os repasses dos governos estadual e federal estão atrasados. A presidente da Apae, Isamim Couto Gonçalves Coelho, comentou sobre a situação da entidade. “Ficamos muito tempo sem receber recursos do Governo Federal e outros estão sendo regularizados agora. Manter uma entidade não é fácil. Na Apae temos que ter assistente social, psiquiatra, psicólogo, terapeuta entre outros profissionais. A gente faz um planejamento anual e prestamos assistência para pessoas de todas as idades. Quando os recursos atrasam a gente fica de mãos atadas. Temos gastos com transporte, alimentação, medicamentos entre outros. Nossas doações caíram em 50% e isso não é a culpa de nossos doadores, pois a crise atingiu a todos”, ressaltou Isamim.

Segundo a coordenadora administrativa da Associação Francisco de Assis (AFA), Rosilene Aparecida Alves Lopes, o momento é tão crítico para as entidades que não se consegue ver uma melhora futura. “Nossos convênios vão somente até outubro, e então, eu não consigo ver nada favorável para que a situação melhore. Depois disso, a AFA não tem dinheiro para continuar os trabalhos. Atendemos 250 crianças e temos 8 funcionários que precisam receber os seus salários e ainda temos que pagar o aluguel. Todos os dias temos adolescentes batendo em nossa porta querendo participar dos projetos de aulas de dança, artesanato, futebol, capoeira entre outros. Hoje não conseguimos dar um lanche digno para eles. Temos um déficit de R$ 2.300 mensais e para complementar a renda fazemos shows de prêmios, almoço beneficente e neste mês estamos vendendo pizza. Hoje temos um número pequeno de voluntários e o desafio é diário”, afirmou.

De acordo com Ludmilla Dorella, presidente do Serviço de Obras Sociais (SOS), a entidade atende 85 idosos e a situação está muito complicada. “O gasto com idoso que está debilitado é muito grande. A verba enviada pelo Governo Federal corresponde a 8% dos gastos do local, sem contar que esses recursos quase sempre atrasam. A receita proveniente da contribuição dos idosos dá para pagarmos somente a folha de pagamento dos 49 funcionários, mas para atendermos todas as normas da legislação vigente eu teria que quase dobrar o nosso quadro de pessoal. O que o SOS conseguiu avançar nesses dois anos foi para chegar no mínimo”, frisou.

SUBVENÇÃO DO MUNICÍPIO

Em Lagoa da Prata, 7 entidades recebem recursos diretamente do orçamento da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em 2016, de acordo com levantamento da secretaria, serão repassados quase R$ 1,3 milhões. Para a secretária Cali Silva, a subvenção municipal tem aumentado nos últimos anos, mas, mesmo assim, as entidades precisam de mais recursos para atender a demanda crescente de serviços. “A prefeitura tem investido por acreditar no trabalho das entidades, porém, sabemos que é insuficiente perto das necessidades que cada uma tem e com a demanda crescente que as mesmas possuem”, afirma Cali.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?