fbpx
jc1140x200

Embaré lança programa de assistência técnica e gerencial para fornecedores

Embaré Assist acompanha e capacita o produtor na busca pelo diagnóstico dos principais desafios do negócio, implementando soluções para a maximização da sua eficiência econômica

Os produtores de leite enfrentam desafios diários como balanceamento da dieta do gado, disponibilidade de volumoso, qualidade do leite, sistema de produção, gestão da produção e mão de obra. Para apoiar seus cerca de 1.600 fornecedores de leite e 13 cooperativas parceiras, a Embaré, sexta maior empresa de laticínios do Brasil, acaba de lançar um programa de assistência técnica e gerencial denominado Embaré Assist.

Segundo o gerente de Captação e Fomento da Embaré, Yago Sartori, o Embaré Assist mudará a realidade daqueles que acreditam na atividade leiteira, no seu potencial e nos recursos que cada propriedade oferece. “As incertezas de mercado têm trazido dificuldades para toda a cadeia produtiva, especialmente ao produtor, que tem desafios em se planejar. O programa de assistência técnica e gerencial é mais uma oportunidade de crescimento sustentável, com rentabilidade, para o produtor. Todo fornecedor de leite da Embaré que busca aumentar os lucros de sua atividade, por meio do aumento da eficiência produtiva e adoção de estratégias econômicas adequadas a cada fazenda, deve participar do programa”, explica Yago.

O supervisor de Fomento da Embaré, Alexandre Cardoso, explica que o programa é extremamente flexível às necessidades e ineficiências de cada fazenda, e oferece um conceito de produção mais resiliente às variações do preço do leite e dos insumos utilizados.

Com o apoio de grandes empresas que tem expertises em diversas áreas, o Embaré Assist oferece orientações técnicas e acompanhamento, além de soluções importantes para o planejamento de área e estudo de melhor cultura, pesagem de leite e arraçoamento, estudo de viabilidade de cada matéria prima dentro da dieta formulada e implementação de sistema mais flexível e eficiente. Além disso, oferece treinamento para melhora de processo da qualidade do leite; vistoria, regulagem e orientação de manutenção da ordenha e outros equipamentos; identificação e implementação de ações corretivas; e implementação de plano de ações e capacitação de mão de obra.

“No que diz respeito ao sistema de produção, o Embaré Assist oferece estratégias de melhoria do conforto animal e análise e identificação de alternativas mais rentáveis para a fazenda. No âmbito da gestão da produção, oferece soluções como a adoção de análise de indicadores zootécnicos e avaliação de desempenho da mão de obra; análise do custo de produção e definição de melhorias a serem implementadas; definição dos objetivos da propriedade e verificação constante dos objetivos”, explica Alexandre Cardoso.

Outra novidade é que no início de 2020, a empresa lançou um aplicativo denominado “Embaré Fomento”, direcionado ao gerenciamento da produção no campo. Gratuito e exclusivo para os parceiros da empresa, o aplicativo oferece ao produtor a comodidade de ter as informações da sua folha de leite, na palma da mão, com agilidade e transparência. Conforme explica o gerente Yago Sartori, os fornecedores de leite podem tomar decisões rápidas logo que uma informação chega ao celular. Um exemplo é alguma alteração no resultado da qualidade do leite. “Ao receber o boletim e ocorrer qualquer desvio na qualidade do seu leite, ele poderá investigar as causas imediatamente evitando prejuízos maiores”, afirma Yago.

A Embaré segue investindo em tecnologia direcionada a produtores de leite e cooperativas rurais, avançando no projeto de ampliar a participação no mercado nacional de lácteos, por meio do desenvolvimento dos seus parceiros, e consequentemente o aumento de sua captação de leite. Além do Embaré Assist e do aplicativo Embaré Fomento, a empresa oferece outros cinco projetos de apoio aos produtores rurais. São eles: “Educampo”, projeto de assistência técnica; “Mais Genética”, de incentivo à transferência de embriões; “Recria”, de assistência à recria de bezerras; “Insumos”, de compras coletivas de diversos insumos utilizados na pecuária leiteira; e “Fazenda Modelo”, de incentivo às boas práticas agropecuárias.

Embaré

Há 85 anos no mercado, a Embaré possui fábricas em Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte, na região Centro-Oeste de MG, que somam juntas aproximadamente 40 mil m² de área construída e contam com nove laboratórios próprios. A Embaré apresentou faturamento de R$ 1,38 bilhão em 2019, e hoje tem capacidade de processamento de 2,4 milhões de litros de leite.

Atuante nas categorias de laticínios e confeitaria, a empresa tem um mix de produtos diversificado, fabricado nos mais altos padrões de qualidade. Sua linha de lácteos é composta por leite em pó, leite UHT, leite condensado, creme de leite, doce de leite, bebida láctea, manteiga, além de uma variedade de queijos. A empresa também produz os tradicionais caramelos, que são hoje exportados para países dos cinco continentes.

A Embaré firmou no mês de junho de 2020 um contrato para arrendamento da Quatrelati, que será submetido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A partir da aprovação pelo Cade, a Embaré que assumirá as atividades da fábrica da Quatrelati em Patrocínio (MG), passará a produzir os produtos sob a marca Camponesa. A capacidade de processamento diária de leite da empresa aumentará 16%, atingindo a casa dos 2,8 milhões de litros/dia.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?