fbpx
jc1140x200

Em vídeo, vereadora desabafa: “Falar em UPA é muito bonito. Agora, vai na farmacinha ver a realidade”

No uso da palavra livre na sessão de segunda-feira (19) da Câmara Municipal, a vereadora Cida Marcelino, conhecida como Cida da Saúde, disse estar indignada com a posição da Prefeitura em relação à Farmácia Municipal. Ela, que é servidora efetiva do município e atualmente trabalha na unidade, pediu ao prefeito que a exonerasse. “Tenho mais utilidade na rua do que na farmacinha”. Em entrevista ao Portal TV Cidade a vereadora desabafou (assista aos vídeos abaixo).

ENTENDA O CASO:

Na reunião do dia 12 de agosto  a vereadora Cida Marcelino, apresentou um requerimento ao Executivo solicitando a compra de três computadores para serem instalados na Farmacinha Municipal de Lagoa da Prata. Segundo ela, a compra dos equipamentos agilizaria o atendimento aos usuários da unidade, uma vez que o número de computadores na Farmacinha é pequeno e o tempo de espera para o atendimento está cada vez maior.

Cida Marcelino, além de vereadora, também é funcionária efetiva da Prefeitura e atualmente trabalha na Farmacinha.

Na reunião do dia 19 de agosto, o Poder Executivo enviou a resposta ao  requerimento da vereadora. Segundo o documento enviado pela prefeitura, os equipamentos não poderiam ser comprados por enquanto devido ao espaço físico limitado da unidade.   A Prefeitura ainda informou que um novo local já sendo está estudado para a transferência da farmácia. Os equipamentos seriam adquiridos após a mudança.

 

Cida Marcelino fala sobre a situação da Farmácia Municipal:

Resposta da Prefeitura ao seu requerimento:

Condições e uso do banheiro da farmacinha:

Cida Marcelino fala sobre deixar o cargo da farmacinha:

Sintonia entre os poderes Legislativo e Executivo:

 

O OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata enviou um parecer em relação ao pronunciamento de Cida no plenário. Leia, na íntegra, a nota enviada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura:

O Secretário de Saúde informa que quanto à solicitação por meio de requerimento feito pela vereadora Cida Marcelino para adquirir qualquer equipamento, necessariamente, precisa de orçamento disponível e montar o processo de licitação de compras que normalmente leva de 60 a 90 dias para a solicitação e a compra definitiva. 
Quanto ao tempo da fila de espera esclarece que não são horas aguardando pelo atendimento. O tempo é de 10 a 20 minutos de atendimento por usuário, muitas vezes menor do que o atendimento em determinadas agências bancárias de renome nacional e internacional. 
As pessoas que buscam a medicação prescrita em receituário são todos cidadãos de Lagoa da Prata e não há nenhuma distinção, sendo respeitadas todas as pessoas. A ordem de atendimento é por chegada, uma vez que todos estão doentes ou tomam medicamentos de uso contínuo. 
O secretário explica que quanto às dependências do local, hoje o mesmo não comporta nem mais uma mesa de atendimento, ou mais três computadores, o que não tira o mérito da solicitação do qual compartilhamos não só o desejo de adquirir novas máquinas como também de poder agilizar mais o atendimento. 
Diante disso já foram comprados o ponto eletrônico de senha e quatro terminais de atendimento individualizado, cadeiras de acento, no total de dez prateleiras individuais para medicamento, que ainda não foram instaladas devido às condições físicas do referido local não suportarem estes equipamentos e materiais devido ao espaço. 
Quanto à obra da Farmácia de Minas, o secretário informa que o processo, desde a elaboração do projeto arquitetônico, que já se encontra em análise pela Gerência Estadual de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, bem como o setor da Farmácia de Minas e Vigilância Sanitária, está sendo aguardado a aprovação do referido projeto e o depósito do recurso financeiro, para que possa dar entrada no processo licitatório para o início das obras. Depende desses setores para se projetar uma previsão da construção da obra. 
Enquanto isso será providenciado um novo local para poder adequar provisoriamente todos os itens citados acimas e outros projetados para a Farmácia de Minas. 
O Secretário repassou as informações na tarde de terça-feira (20), pois estava em viagem a São João Del Rei, Juntamente com o Presidente da Fundação São Carlos e o Dr. Joedes Marx, subchefe de assuntos Federativos da Presidência da República, onde foi entregue um projeto de aquisição de equipamentos para o Hospital São Carlos”. 

 

 Adriano Santos – Portal TV Cidade, Lagoa da Prata.

 

 

 

 

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?