fbpx
jc1140x200

Em situação de risco, Lagoa da Prata já tem 3.381 casos de dengue notificados e 790 confirmados

Em Samonte notificações chegaram a 1.083, com 310 casos confirmados

É comum, passado o período chuvoso, as pessoas se esquecerem de adotar cuidados preventivos com relação à proliferação dos mosquitos transmissores da dengue. E os casos da doença – notificados e confirmados – têm apresentado evolução desde o início do ano. Até o dia 16 de junho, Lagoa da Prata chegou a notificar 3.381 casos de dengue, com 790 confirmações. Já em Santo Antônio do Monte a Vigilância Sanitária notificou 1.083 casos, com 310 pessoas que contraíram, oficialmente, a doença.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lagoa da Prata, Janeany de Castro Almeida, as ações de combate e esclarecimento contra a dengue não pararam, como a aplicação do fumacê costal, bloqueio, campanhas e entrevistas educativas e palestras estão sendo realizadas. “Foi criado, no mês de abril de 2015, o Comitê Municipal de Combate à Dengue, formado por representantes do setor de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e representantes da sociedade civil. Essa iniciativa surgiu da necessidade de buscar parcerias entre município e sociedade para combater a dengue em nosso município”, afirmou.

Levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica aponta que 6,5 % dos imóveis em Lagoa da Prata estejam com focos do mosquito transmissor. As informações foram confirmadas por meio do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa). De acordo com o Ministério da Saúde, índices acima de 4% são considerados com risco de surto da doença.

Outro dado citado pela coordenação da Vigilância Epidemiológica de Lagoa da Prata é que 90% dos focos estão nos comércios e residências, e não em terrenos baldios. “Os cuidados devem ser diários, pois já registramos um caso de dengue hemorrágica. Sobre a Chikungunya, ainda não tivemos nenhum caso, mas a população precisa entender que apenas fiscalizamos, não temos como cuidar diariamente dos imóveis. O cuidado mesmo precisa ser de quem mora na casa”, afirmou Almeida.

Para denunciar locais com fotos do mosquito transmissor em Lagoa da Prata, o telefone é 3261-8279.

S. A. do Monte

De acordo com uma nota enviada ao Jornal Cidade pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte, as ações de combate à dengue estão sendo realizadas, sem interrupção, desde o início do ano. “Estão sendo realizadas a capacitação dos agentes comunitários de saúde para envolvimento nas ações de controle da dengue no município, capacitação dos agentes de combate a endemias sobre borrifação das residências com UBV portátil, capacitação dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) para atendimento conforme o protocolo para atendimento aos pacientes com suspeita de dengue, projeto educativo na rede de ensino municipal, mutirão de limpeza em área urbana e rural, contratação temporária de agentes de endemias e aplicação de UBV com bomba costal (“Fumacê” costal), que foi iniciado no dia 11 de junho”, informou a assessoria.

O índice do LIRAa em Santo Antônio do Monte evoluiu de 0,7 (baixo risco) em janeiro para 1,3 (médio risco) em março.

Denúncias relacionadas à dengue podem ser feitas pelo telefone do Setor de Vigilância Ambiental: 3281-1400. Para informar sobre lotes sujos, o telefone é 3281-7328, no Setor de Tributos.

Fotos: ASCOM da Prefeitura de Lagoa da Prata e S. A. do Monte.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?