fbpx
jc1140x200

Em Samonte, projeto ‘Leiturena’ doa livros gratuitos em meio à pandemia

A jornalista e produtora cultural, Candice Frederico, criou o projeto Leiturena que consiste na distribuição de livros gratuitos para a população da cidade de Santo Antônio do Monte.

A jornalista e produtora cultural, Candice Frederico, criou o projeto Leiturena, que consiste na distribuição de livros gratuitos para a população da cidade de Santo Antônio do Monte, interior de Minas Gerais.

A ideia nasceu a partir do isolamento social, momento tão crítico que o país atravessa. A inciativa conta com a colaboração dos amigos que doaram livros de diferentes gêneros para serem doados em pontos da cidade.

“É a primeira vez que vivencio uma pandemia mundial e pensei em como contribuir, acredito que a leitura enriquece o ser humano. No primeiro momento, contei com as amigas de infância que apoiaram o projeto com a doação de 80 livros. Elas foram fundamentais na concretização do Leiturena”, contou Candice.

São três caixinhas distribuídas em comércios considerados essenciais: padarias e varejão de verduras. Cada pessoa pode retirar um livro e levar para casa, não é preciso devolução. Os livros são reabastecidos toda segunda-feira, enquanto houver doações.

“No início do projeto senti receio de que a população não aderisse à ideia. Até que o proprietário da padaria São Miguel entrou em contato para avisar que os livros esgotaram em 24h. Foi motivador para continuar a levar mais exemplares para as caixinhas”, concluiu a a produtora.

A divulgação do projeto acontece de forma intimista, no Instagram da idealizadora (@candicefrederico) e boca a boca. Assim, foi possível arrecadar novos livros para reabastecer mais uma vez. Até agora já são 132 livros entregues. Outras pessoas já doaram para a próxima semana. 

Todas as caixinhas foram lavadas e os livros higienizados com álcool 70. Há um aviso para o futuro leitor higienizar suas mãos antes de escolher o exemplar que deseja ler. Cada caixinha contém um frasco de álcool gel, fornecido pela SamFarma Manipulação.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?