fbpx
jc1140x200

Em Samonte primeiro caso de dengue é confirmado

Mosquito da dengue. (Ilustração/reprodução da internet)

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) recebeu a primeira notificação de um caso de dengue, e o mesmo foi confirmado com exames laboratoriais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), são esperados este ano, mais de mil casos de dengue em Samonte. O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado pela Semusa em outubro, apontou que mais de 90% dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, encontram-se dentro dos domicílios.

Desde novembro, com a chegada do período chuvoso, a Secretaria de Saúde vem alertando a população sobre os riscos da dengue, e solicitando que os criadouros do mosquito sejam eliminados nas residências. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Janaína Almeida alerta a população sobre o aumento dos casos de dengue, zika e Chikungunya com a chegada do verão.

“Nesta época o clima fica mais quente e úmido, e os ovos do mosquito se abrem com mais facilidade, aumentando a proliferação do inseto. Os ovos do mosquito podem passar até um ano sem água, e neste período que fica esse tempo sem chuva, qualquer chuva pode fazer com que os ovos eclodam em questão de horas”, explica.

De acordo com a coordenadora, a recomendação é que os recipientes sejam escovados, limpos, para retirar qualquer ovo que possa conter no vasilhame. Janaína ressalta que os agentes de saúde fazem visitas diariamente nas residências da cidade para combater o Aedes Aegypit.

“Nós precisamos do apoio da população. É importante que todos saibam que os agentes estão identificados com uniformes, e crachás. Nós fazemos este apelo, para que o povo deixe que os agentes entrem em suas residências, e realizem o seu trabalho. É preciso que todos estejam juntos nesta luta”, reforça.

 

Notificação

Em 2018 foram notificados 60 casos suspeitos de dengue, sendo que dois foram confirmados por meio de exames laboratoriais. Diante da situação, a Semusa enviou um ofício para os médicos do município, solicitando que os mesmos notifiquem todos os casos suspeitos de dengue, e peçam os exames para confirmação.

“O exame deve ser feito a partir de sexto dia do início dos sintomas. Com o pedido do exame, o paciente deve ir ao laboratório municipal para a realização do mesmo”, explica.

A coordenadora informou ainda que um novo LIRAa será feito na próxima semana, para que as ações de combate ao Aedes Aegypti sejam intensificadas em Santo Antônio do Monte

Informações:
Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Santo Antônio do Monte

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?